Quinta, 29 de Julho de 2021 09:51
51 98419-1295
Geral São Jerônimo / RS

TJ proíbe município de São Jerônimo de abrir estabelecimentos comerciais

Se o município contrariar, pode sofrer multa de R$ 100 mil.

11/04/2020 14h18 Atualizada há 1 ano
420
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Estado atendeu demanda do Ministério Público e proibiu o município de São Jerônimo de abrir estabelecimentos comerciais. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) suspendeu o decreto da cidade que contrariava o estadual.

A determinação não autoriza a abertura o comércio até a publicação de um novo decreto do Governo do Estado, ou norma federal. Se o município contrariar, pode sofrer multa de  R$ 100 mil.

Na decisão, o Tribunal de Justiça declara que “há evidente conflito de normas entre os entes federados, Estado e Município, uma vez que este contraria restrição imposta pelo Estado, colocando em iminente risco a saúde pública, na medida em que a flexibilização do isolamento social pode levar a um estado de agravamento no quadro de evolução da pandemia com proporções mais sérias e que ocasionem medidas restritivas ainda mais rígidas para que seja possível controlar a evolução da Covid-19”.

O TJ também decide que o município deverá dar ampla divulgação da decisão e fiscalizar os estabelecimentos comerciais para que permaneçam fechados.

Decreto

O Decreto Municipal 5.022 do município de São Jerônimo, agora inválido, regulamentava o comércio de vestuário, calçados, acessórios, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, bazares, vidraçarias, ferragens, material de construção, floriculturas, gráficas, autopeças, revenda de veículos, lojas de diversos e comércio em geral. O decreto ainda estipulava medidas de higiene, capacidade de atendimento, distância mínima entre clientes. Também previa a reabertura de academias, apresentando medidas necessárias de higiene e determinando o funcionamento a partir de agendamento prévio, com limite de cinco usuários simultâneos.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.