Terça, 03 de Novembro de 2026

Galeria do Largo celebra 20 anos com exposição lúdica do Coletivo Diálogos Artísticos

Programação especial em comemoração aos 20 anos da Galeria do Largo começa nesta sexta-feira (04/07), celebrando a trajetória com exposições e imer...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Agência Amazonas
03/07/2025 às 22h27
Galeria do Largo celebra 20 anos com exposição lúdica do Coletivo Diálogos Artísticos
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação

Com duas décadas de atuação, a Galeria do Largo, do Governo do Amazonas, no Centro Histórico de Manaus, tem programação especial com a abertura, nesta sexta-feira (04/07), às 18h30, da exposição “Criaturas”, do Coletivo Diálogos Artísticos, formado por artistas-professores que atuam na rede de Educação Básica do Estado do Amazonas.

Apresentando em sua 8° edição, a mostra propõe uma imersão no universo do lúdico e convida o público a uma experiência mais prazerosa, sensível e leve com a arte.

O coletivo entende o fazer artístico como partilha e redescoberta, permitindo que o público se envolva com obras que evocam a infância, seres fantásticos, antropomorfismos e até o autoconhecimento.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação

A curadoria da mostra é coletiva, assinada por 23 artistas participantes, entre eles Pollyanna D’Avila, Raquel Mattos, Olvídia Dias, Gisele Riker, Michele Portugal, Paulo Holanda e outros nomes atuantes nas artes e na educação do estado.

A Galeria do Largo, como unidade cultural do Governo do Amazonas, consolida-se como um dos principais espaços de difusão e valorização das artes visuais na Região Norte do Brasil. Desde sua fundação, o espaço promove um diálogo constante entre artistas, curadores, produtores culturais e o público, refletindo as transformações da arte contemporânea no país.

O Centro de Artes Visuais da Galeria do Largo surgiu com o objetivo de criar um ambiente propício à experimentação e à exibição artística. Ao longo de sua trajetória, já realizou 173 atividades, incluindo 111 exposições, entre 69 individuais e 44 coletivas, reunindo 469 propostas artísticas, além de 63 eventos culturais.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação

Com cerca de 250 mil visitantes ao longo de 20 anos, sendo 148 mil apenas nos últimos sete, a Galeria reafirma sua importância como um espaço de utilização, resistência e afirmação cultural no Amazonas. Em um cenário onde a arte se entrelaça com identidades, memórias e contextos sociais, a Galeria do Largo segue firme como território de criação, reflexão e pertencimento.

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 4 semanas

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 1 mês

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.