O Colégio Estadual Armindo Guaraná, localizado no município de São Cristóvão, recebeu a ação do projeto de extensão ‘Tecnologias, Saúde e Sustentabilidade’, vinculado à Universidade Federal de Sergipe (UFS). A atividade buscou integrar, de maneira prática e interativa, os temas de saúde e meio ambiente, sensibilizando os estudantes para a importância de cuidar do planeta e, consequentemente, da própria saúde.
A oficina foi estruturada em dois momentos: uma contextualização teórica sobre a interligação entre sustentabilidade e saúde, seguida de uma atividade prática onde os estudantes foram convidados a identificar os principais desafios da escola relacionados aos resíduos sólidos e ao consumo de água. A partir dessa análise, os estudantes produziram cartazes com propostas de soluções, que foram fixados nas dependências do colégio como forma de incentivo à mudança de comportamento.
De acordo com o diretor do Colégio Estadual Armindo Guaraná, Ademir Araújo, a temática da sustentabilidade já faz parte do cotidiano pedagógico da unidade. “Estamos sempre trabalhando com essa temática. Além disso, contamos com um professor doutor em educação ambiental, que desenvolve atividades interativas com os estudantes para aprofundar o debate sobre essas questões”, destacou.
Para o mestrando da UFS e um dos coordenadores do projeto, Raniel Eduardo, a proposta central da iniciativa é promover mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente como caminho para uma vida mais saudável, se alinhando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O projeto propõe a mudança dos comportamentos e atitudes em sustentabilidade como possibilidade para uma saúde melhor, observando os objetivos do desenvolvimento sustentável. Os estudantes do Armindo se mostraram abertos à reflexão e colaboraram muito durante as atividades desenvolvidas”, afirmou.
A atividade no Colégio Estadual Armindo Guaraná foi pensada a partir de um diagnóstico prévio realizado pela equipe do projeto, que atua em diferentes espaços, como escolas públicas e comunidades da Praia da Costa. Com base nas necessidades observadas na unidade escolar, foram definidos os temas centrais da oficina e a abordagem pedagógica mais adequada.
A estudante Stefany Almeida avaliou positivamente a experiência. “Foi muito legal participar. A gente aprende que pequenas atitudes podem fazer a diferença, como evitar o desperdício de água e fazer o descarte correto dos resíduos sólidos. Eu gostei muito e acho que todos deveriam ter acesso a esse tipo de conhecimento”, ressaltou.
Os principais resultados esperados com o desenvolvimento da atividade envolvem a sensibilização dos estudantes para a mudança de atitudes e comportamentos frente à gestão de resíduos sólidos e ao uso consciente da água na escola.
Sustentabilidade na escola
O projeto de extensão ‘Tecnologias, Saúde e Sustentabilidade’ é uma iniciativa interdisciplinar desenvolvida por meio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com foco na promoção de atitudes sustentáveis e saudáveis em ambientes escolares e comunitários. Coordenado pela professora doutora Eliana Rodriguez e com coordenação adjunta do mestrando Raniel Eduardo, o projeto reúne uma equipe de 20 discentes voluntários dos cursos de Enfermagem da UFS, Unit e Estácio.
A proposta atua na articulação entre educação ambiental e saúde pública, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente no que diz respeito ao uso racional da água e ao manejo adequado dos resíduos sólidos. As ações são baseadas na escuta ativa da comunidade escolar, a partir disso, são desenvolvidas oficinas, rodas de conversa e intervenções pedagógicas com foco em soluções práticas e de impacto direto no cotidiano escolar.