Domingo, 15 de Junho de 2025
15°

Chuvas esparsas

Porto Alegre, RS

Polícia Canoas

Nora e padre fizeram os primeiros socorros de turista morto após passar mal no Cristo Redentor; veja quem ele era

Jorge Alex Alves Duarte visitava o Rio de Janeiro pela primeira vez e passou mal ao subir as escadarias do Cristo. Filho e nora relatam falta de apoio para primeiros socorros. Posto de saúde estava fechado e administração do parque apura o caso.

17/03/2025 às 21h48
Por: Equipe de Redação Fonte: g1 RS
Compartilhe:
Melissa, Alex e Jorge em foto antes de visita no Cristo Redentor. Jorge faleceu no local — Foto: Arquivo pessoal
Melissa, Alex e Jorge em foto antes de visita no Cristo Redentor. Jorge faleceu no local — Foto: Arquivo pessoal

urista de Canoas, no RS, em sua primeira visita ao Rio de Janeiro, o vigilante Jorge Alex Alves Duarte, de 54 anos, morreu após passar mal enquanto subia as escadas do Cristo Redentor, na manhã de domingo (16).

Continua após a publicidade

???? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

Continua após a publicidade

Jorge foi diagnosticado com morte súbita, segundo atendimento do Samu. Ele estava acompanhado de seu filho, Alex Magalhães Duarte, 28 anos, e da nora, Melissa Schiwe, 24, que relatou demora para chegada do socorro e afirmou ter iniciado, por contra própria, os primeiros socorros.

Continua após a publicidade

A família havia subido o Corcovado de van, no início da manhã. Parte do caminho até o monumento os três faziam a pé. Ao subir escadas, Jorge caiu, repentinamente, conta Melissa.

 

"Comecei a gritar pra todo mundo no parque 'é parada cardíaca'", afirma ela, que é formada em enfermagem.

Melissa afirma que por cerca de 5 minutos fez massagem cardíaca no sogro. Depois, contou com ajuda de pessoas que se aproximaram, entre elas, o padre João Damasceno, da capela do local. A nora estima que a ambulância do Samu tenha chegado cerca de 35 minutos após Jorge passar mal.

Em nota, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor afirma que, segundo informações preliminares, Jorge subiu pela escada comum e passou mal às 7h39. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado imediatamente, chegando ao local às 8h13.

A nora afirma que, após pedido dela, a equipe do posto levou desfribrilador. Porém Jorge não esboçava mais reação. O Samu atestou o óbito como morte súbita de origem cardíaca. Jorge não passou por necropsia.

O corpo de Jorge deve chegar na terça (18) ao RS, segundo o filho. A família realizará um velório no Centro Ecumênico de São Leopoldo, e depois o corpo será cremado.

 

Posto estava fechado

 

O posto de saúde do local, administrado pela concessionária Trem do Corcovado, estava fechado quando Jorge passou mal. Em nota, a empresa afirma que "não houve possibilidade alguma de salvamento". Leia nota completa abaixo.

 

O ICMBio, responsável pela administração do parque, afirma que será aberta uma apuração para verificar as circunstâncias da morte de Jorge. Leia nota completa abaixo. Segundo Alex, um representante da entidade fez contato com a família para pedir mais informações.

Na segunda-feira (17), o Procon-RJ realizou vistoria e fechou o trem do Corcovado. Uma reunião vai acontecer para definir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Os passageiros foram orientados a remarcar as viagens ou pedir o dinheiro de volta.

 

Realização de um sonho

 

A viagem de Jorge era a realização de um sonho. "Ele sempre comentava que queria ir", lembra Melissa.

O turista chegou à cidade sozinho, na quarta-feira (12) e tinha estadia programada até o dia 19. No fim de semana, filho e nora se juntaram a ele. No domingo, decidiram fazer o passeio, a principal atração da viagem.

Jorge morava em Canoas e trabalhava como vigilante. Ele era viúvo da segunda esposa, e além de Alex, teve outra filha, falecida há 12 anos. A família é natural de Dom Pedrito.

Segundo Melissa, Jorge tinha pressão alta e fumava, mas tomava medicação e não tinha histórico de problemas cardíacos. "Inclusive na manhã de domingo ele me mostrou o medicamento contra a pressão alta e disse 'norinha, o véio tá tomando o remédio'", lembra a nora.

 

O traslado do corpo foi pago pela arquidiocese, afirma Melissa. Ela e Alex retornaram a Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (17). De lembrança, trouxeram a foto com o cenário do Cristo, tirada antes de subir o Corcovado.

Nota do santuário

Na manhã deste domingo, 16 de março, um senhor passou mal e faleceu nas escadarias do Complexo do Alto Corcovado, que dão acesso à visitação ao monumento ao Cristo Redentor. O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor sente muito pela morte do visitante e está auxiliando a família desde o momento que soube sobre o ocorrido, prestando auxílio nos serviços funerários e se colocando à disposição da família. O corpo está sendo velado na Capela Laudato Si.

 

Segundo informações preliminares, o visitante subiu pela escada comum e passou mal às 7h39. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado imediatamente, chegando ao local às 8h13. No momento do acontecimento, o posto médico, que é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ainda estava fechado, o que revela a falta de estrutura no Complexo do Alto Corcovado.

Nota do ICMBio

A administração do Parque Nacional da Tijuca (ICMBio) lamenta profundamente o falecimento de um visitante na manhã deste domingo (16/03/25), ocorrido no Alto Corcovado, e se solidariza com os familiares e amigos neste momento de dor.

O Instituto agradece a todas as pessoas que buscaram prestar o atendimento à vítima que, infelizmente, não resistiu.

Informamos ainda que a manutenção e o pleno funcionamento do Posto de Primeiros Socorros no Alto do Corcovado é de responsabilidade da empresa concessionária Trem do Corcovado, conforme previsto no contrato fiscalizado pelo Instituto Chico Mendes. Diante do ocorrido, será aberta uma apuração para verificar as circunstâncias dessa triste fatalidade.

Nota da concessionária

O Trem do Corcovado funciona há 140 anos sem qualquer problema de operação. O Trem do Corcovado disponibiliza uma enfermaria com todos os equipamentos necessários aos primeiros socorros no Alto do Corcovado, com profissionais treinados, habilitados e certificados para manusear o desfibrilador.

 

Vale ressaltar, que a enfermaria está funcionando normalmente e os casos mais graves são conduzidos para o Hospital do Silvestre, que fica a 4 minutos do Monumento.

Na fatalidade ocorrida neste domingo (16/03), não houve possibilidade alguma de salvamento apesar dos socorristas chegarem com o desfibrilador no mesmo instante e, em seguida, o SAMU.

Canoas - RS
Canoas - RS
Sobre o município Notícias de Canoas - RS
Porto Alegre, RS Atualizado às 01h06 - Fonte: ClimaTempo
15°
Chuvas esparsas

Mín. 10° Máx. 18°

Seg 19°C 10°C
Ter 20°C 14°C
Qua 17°C 15°C
Qui 16°C 15°C
Sex 17°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes