
A Ponte Brochado da Rocha, que liga os municípios de Muçum e Roca Sales – e o Vale do Taquari a Serra Gaúcha - terá o tráfego de veículos liberado nesta quarta-feira (5), às 7h. A estrutura que foi levada pela água do Rio Taquari na enchente setembro de 2023 foi reconstruída e teve a liberação para o uso de pedestres, ciclistas e motociclistas em 17 de fevereiro, um ano e cinco meses após a tragédia.
Apesar de a liberação para veículos ocorrer já nesta quarta-feira, a inauguração oficial está marcada para às 10h do sábado (8), dentro da programação da 5ª ExpoMuçum. Estão previstas as presenças do governador Eduardo Leite ou do vice-governador, Gabriel Souza, do secretário de Apoio à Reconstrução do governo federal, Maneco Hassen, além de secretários estaduais e, possivelmente, algum ministro.
Durante o período de construção da parte rodoviária da ponte, a solução encontrada pelos moradores foi percorrer o trajeto da ponte ferroviária, que está situada na parte de cima. Embora não ocorra a circulação de trens, pela altura, o perigo era constante para os moradores que se dirigiam diariamente ao trabalho, mercado e escolas.
Para evitar que veículos passem pela ponte até a inauguração, a empresa responsável pela obra colocou barreiras com tijolos nas cabeceiras, pois ainda faltam ajustes para a conclusão.
Nesta quarta-feira (5), o programa Panorama, a partir das 8h, será apresentado direto de Muçum; e na quinta-feira (6), quando inicia ExpoMuçum, é a vez do programa Redação no Ar ser apresentado direto do município.