Quinta, 29 de Julho de 2021 09:54
51 98419-1295
Geral Minas do Leão / RS

Paciente com coronavírus faz viagem intermunicipal de Porto Alegre até Minas do Leão

Ela recebeu alta do Hospital de Clínicas na manhã de sexta-feira após realizar o teste pela segunda vez.

04/04/2020 15h41
792
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Paciente recebeu o diagnóstico positivo para Covid-19 nessa sexta-feira | Foto: Ricardo Giusti
Paciente recebeu o diagnóstico positivo para Covid-19 nessa sexta-feira | Foto: Ricardo Giusti

Uma mulher pode ter transmitido o novo coronavírus para pelo menos mais três pessoas que estavam no mesmo ônibus que ela na manhã de sexta-feira. A paciente, que é de Minas do Leão, na região Carbonífera, estava desde a noite de quinta-feira, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) onde foi testada para Covid-19. Como seu estado de saúde era bom, ela foi liberada para voltar para casa, e pegou um ônibus de volta para a cidade natal às 6h15min.

De acordo com a Veppo, que administra a rodoviária da Capital, mais duas pessoas estavam no coletivo. Por volta das 22h a mulher recebeu uma ligação do HCPA confirmando o contágio pelo novo coronavírus, e avisou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Minas do Leão. Ela já havia sido testada para a Covid-19 no dia 20 de março, no próprio Clínicas, onde faz tratamento contra um câncer no pâncreas. O primeiro exame deu negativo. Porém na quinta-feira ela começou a passar mal, com muita falta de ar, e decidiu procurar o Clínicas novamente.

Poucas horas depois de confirmado o diagnóstico a notícia se espalhou pela cidade, que tem uma população de aproximadamente oito mil pessoas. Um áudio do prefeito, Miguel Almeida, começou a circular pelo WhattsApp, no qual ele relatava o caso e reclamava por não ter sido comunicado para buscar a paciente. “É uma irresponsabilidade não termos sido avisados por nenhum órgão, teríamos mandado uma ambulância para buscar ela.” A viagem do município até Porto Alegre leva cerca de uma hora.

Almeida também se mostrou preocupado com a transmissão para outras cidades, já que o ônibus faz paradas pelo caminho. “Colocou muita gente em risco, já que o ônibus também traz passageiros para Butiá”, avaliou o prefeito falando da cidade vizinha.

A assessoria do Clínicas ainda está levantando o caso, mas preliminarmente informou que a orientação é que casos suspeitos não fiquem internados, e mesmo pacientes diagnosticados só devem ficar no hospital se estiverem em estado grave. Também informou que os pacientes suspeitos são orientados a se locomoverem tomando todos os cuidados necessários.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.