Quarta, 04 de Novembro de 2026

Espetáculo ‘(En)casulo’ leva reflexão sobre a ansiedade para mais de 700 alunos da rede pública

O espetáculo de dança contemporânea "(En)casulo" tem promovido uma jornada de autoconhecimento e reflexão sobre a ansiedade para mais de 700 estuda...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
07/11/2024 às 06h45
Espetáculo ‘(En)casulo’ leva reflexão sobre a ansiedade para mais de 700 alunos da rede pública
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

O espetáculo de dança contemporânea "(En)casulo" tem promovido uma jornada de autoconhecimento e reflexão sobre a ansiedade para mais de 700 estudantes da rede pública. Criada pela coreógrafa Isabela Lucas Pantarotto e interpretada por Isadora Lucas Pantarotto e Lais Ferreira, a apresentação traz a arte do movimento para expressar as profundezas da ansiedade e seus desafios emocionais.

O projeto tem apoio do FIC-MS (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul) do Governo do Estado, coordenado pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Ao longo dos últimos meses, "(En)casulo" foi apresentado em 10 sessões para alunos de escolas estaduais como a Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira (Rio Negro), José Alves Ribeiro (Rochedo), José Barbosa Rodrigues e Prof. Alberto Elpídio Ferreira Dias, ambas em Campo Grande.

Como contrapartida social, o projeto também realizou uma sessão especial para os alunos dos cursos de Licenciatura em Dança e Teatro da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e encerrará suas apresentações nesta sexta-feira (8), às 14 horas, na Casa de Ensaio, na capital, onde será exibido para os alunos locais.

Mergulho profundo na ansiedade

"(En)casulo" explora as camadas da ansiedade por meio de uma linguagem coreográfica que mistura movimentos fluidos e tensos, simbolizando o conflito interno e o desejo de transformação pessoal. Inspirada pela metáfora do “casulo”, a peça reflete o dualismo entre a sensação de aprisionamento e o impulso de libertação, levando o espectador a confrontar suas próprias inquietações e a buscar alívio e clareza.

Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Essa experiência sensível e introspectiva foi cuidadosamente criada por Isabela Lucas Pantarotto, com equipe dedicada que inclui intérpretes, psicóloga, preparadora corporal e especialistas em audiovisual. O projeto conta também com o apoio do Estúdio de Dança Beatriz de Almeida e da Arado Cultural. Mais informações pelo Instagram @encasulo_ .

Ficha técnica

Coreógrafa: Isabela Pantarotto
Direção artística: Beatriz de Almeida
Intérpretes criadoras: Isabela Pantarotto, Isadora Pantarotto e Laís Ferreira
Ministrante da oficina: Isabela Pantarotto e Isadora Pantarotto
Ensaiadora: Jessica Belincanta
Preparação corporal: Dora de Andrade
Psicóloga: Maura Gabriela Oliveira
Audiovisual: Reginaldo Borges
Produção executiva: Marcos Mattos (Arado Cultural)
Assistente de produção: Ariane Nogueira (Arado Cultural)
Professora: Patrícia de Almeida

Lucas Castro, Comunicação Setesc
*Com informações da assessoria de imprensa do projeto
Fotos: divulgação

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 4 semanas

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 1 mês

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.