Quarta, 29 de Julho de 2026
Publicidade

Escola de Música da Ospa seleciona novos estudantes para 2025

Considerada uma porta de entrada para a música de concerto, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) inicia, em 7 de outubr...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom RS
05/10/2024 às 17h10
Escola de Música da Ospa seleciona novos estudantes para 2025
Escola conta com coros Infantojuvenil e Jovem -Foto: Luiza Piffero/Ascom Ospa

Considerada uma porta de entrada para a música de concerto, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) inicia, em 7 de outubro, a seleção de novos alunos para o primeiro semestre de 2025. Serão abertas 62 vagas para estudar, de forma totalmente gratuita, instrumentos musicais ou se tornar integrante dos diferentes coros da escola.

Continua após a publicidade

As inscrições começam às 12h de segunda-feira (7/10) e vão até às 18h de sexta-feira (18/10), por meio de formulário que será disponibilizado na seção da escola do site da Ospa . Na mesma página, já é possível conferir o edital que apresenta todas as informações sobre a seleção.

Continua após a publicidade

Na Escola da Ospa, os alunos têm a oportunidade de aprender com músicos que tocam na Orquestra Sinfônica, fundação vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac). Para o primeiro semestre de 2025, serão abertas vagas para doze instrumentos: violino, viola de arco, contrabaixo acústico, flauta transversa, oboé, clarinete, fagote, trompa, trombone, eufônio, tuba e percussão. Os interessados devem ter idade mínima de oito anos completos na data de 10 de março de 2025 (início das atividades), conhecimento musical prévio e possuir o instrumento pertinente à vaga. Não há idade máxima para se inscrever.

Continua após a publicidade

Os coros da Escola de Música da Ospa também estão com vagas abertas para novos integrantes. Para a prática junto ao Coro Infantojuvenil, os candidatos devem ter de oito a 12 anos; para integrar o Coro Jovem, a idade é de 13 a 20 anos. A prática ocorre sempre no turno da tarde. Há vagas para pessoas com deficiência e candidatos de baixa renda nos dois coros.

Após as inscrições, os candidatos selecionados serão convidados a participar de audições. O semestre letivo terá início em 10 de março de 2025, com aulas no Palacinho (av. Cristóvão Colombo, 300) e no Complexo Cultural Casa da Ospa (av. Borges de Medeiros, 1.501), em Porto Alegre. Para todas as modalidades, o pré-requisito é estar matriculado no ensino regular ou ter concluído o Ensino Médio.

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa - Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. A instituição promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra.

Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.

A escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 300 alunos no Palacinho. Todos os professores são instrumentistas da Ospa. A escola é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), vinculada à Sedac.

Escola de Música da OSPA- Vagas para o 1º semestre de 2025

Inscrições, matrículas e aulas gratuitas

*Disponível a partir de 7/10.

Texto: Ascom Ospa
Edição: Felipe Borges/Secom