Na quarta-feira (11), o Rio Grande do Sul terá predomínio de tempo firme. A máxima no Estado ocorre em Porto Alegre e em Canoas, na Região Metropolitana, com 36°C e 35°C, respectivamente. A capital gaúcha terá uma das maiores máximas do país, segundo a Climatempo (veja lista abaixo).
A instabilidade aparece apenas na Campanha e no Sul, devido ao avanço da frente fria que traz pancadas de chuva para as regiões. A temperatura se eleva significativamente nas áreas central e norte do Estado.
No extremo sul e algumas áreas do leste da região da Campanha, a temperatura não deve se elevar ao longo do dia. As mínimas da região irão ocorrer pelo período da noite.
Nas demais áreas da Região Central e do Norte, o calor irá predominar, principalmente na região das Missões, no Norte e no Noroeste, onde a sensação de calor dever ser mais sentida.
Mesmo com o calor, a instabilidade deve alcançar áreas da Fronteira Oeste, Campanha e Sul. Para essas localidades, há possibilidades de chuva ao final do dia, no período da noite. O maior volume está previsto para o Chuí, no Sul, com 59mm. Isto equivale a 55% da média histórica prevista para o período.
Também nesta quarta-feira, segundo a Climatempo, a circulação do vento ainda deve espalhar a fumaça dos incêndios das queimadas em direção ao Centro e ao Norte do território gaúcho, inclusive em Porto Alegre. Com o avanço da frente fria, a tendência é de que a condição do fenômeno apresente melhora gradual no Estado.
Já na quinta-feira (12), o tempo sofre uma virada. A frente fria irá avançar sobre o Estado, deixando o tempo instável em todas as regiões. O choque entre uma massa de ar frio e uma massa muito quente irá criar um ambiente propício para chuva forte no RS. Nas regiões das Missões, Central e nos Vales, há alerta de risco para temporais.
Mín. 12° Máx. 22°