Quarta, 04 de Novembro de 2026

Festival de Cirandas: Flor Matizada clama pela resistência das comunidades tradicionais e a inclusão

A segunda noite do Festival de Cirandas de Manacapuru lotou de lilás e branco o anfiteatro do Ingá...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Agência Amazonas
01/09/2024 às 19h45
Festival de Cirandas: Flor Matizada clama pela resistência das comunidades tradicionais e a inclusão
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto:David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

No sábado (31/08), a ciranda pioneira de Manacapuru, a Flor Matizada, levou seu espetáculo “O alvorecer matizado: um voo pela vida” à arena do Parque do Ingá. O 26º Festival de Cirandas de Manacapuru, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, recebeu um público de mais de 9 mil pessoas, lotando o anfiteatro do município (a 68 quilômetros de Manaus).

A ciranda lilás e branco representou a arte popular do povo manacapuruense em um espetáculo ousado e surpreendente. O tema anunciou o alvorecer de um novo tempo, clamando pela resistência das comunidades tradicionais, negros, indígenas e ribeirinhos, em harmonia na floresta, com os seres imaginários. Para este ano, a Matizada, que é referência em espetáculos grandiosos, não buscou fazer diferente. “Como a ciranda são vários itens, a gente se preocupou item por item. A nossa preocupação é fazer um grande espetáculo finalizando todos os itens”, disse o presidente da ciranda, Alexandre Queiroz.

Entre os personagens folclóricos mais emblemáticos da ciranda, o carão que, desta vez, ganhou forma feminina. Arina Costa, integrante de um dos corpos artísticos do Estado, se apresentou pela primeira vez no Cirandódromo. “É fundamental para a gente, principalmente, para mim, que participo do Balé Folclórico do Amazonas, está inserida em um festival folclórico é uma coisa que agrega muito, profissionalmente, pessoalmente também”, comentou a bailarina.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 4 semanas

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 1 mês

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.