Segunda, 09 de Setembro de 2024
17°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Economia Negócios

EB1-A é destinado a pessoas com habilidades extraordinárias

Advogado especializado em imigração explica detalhes do visto EB1-A, que dá direito a morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos. Na sua visão...

06/08/2024 às 14h25
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Image by Freepik
Image by Freepik

Uma dúvida frequente entre brasileiros que pretendem morar e trabalhar nos Estados Unidos é qual o tipo de visto mais adequado. O EB1-A é uma das alternativas, sendo concedido a pessoas que demonstram habilidades extraordinárias, como explica o Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS, na sigla em inglês).

No caso do visto EB1-A, exige-se que o candidato demonstre habilidades extraordinárias  nas áreas de ciências, artes, educação, negócios ou esportes. 

Continua após a publicidade

Quem deseja obter esse visto deve apresentar documentação que indique que está entre os melhores em sua área de atuação, explica Murtaz Navsariwala. Ele é advogado especialista em imigração para os Estados Unidos e fundador do escritório Murtaz Law, sediado em Illinois.

Continua após a publicidade

“A habilidade extraordinária pode ser comprovada de várias maneiras além de prêmios internacionais. O USCIS reconhece talentos de diversas formas, incluindo publicações em revistas, participação em paineis, associações profissionais e outras realizações marcantes”, explica Navsariwala. “Não é necessário ser um campeão mundial para se qualificar para o EB1-A. Atender a pelo menos três dos dez critérios estabelecidos já é suficiente. Isso abre a porta para muitos profissionais extraordinários demonstrarem seu valor e conquistarem esse visto tão desejado”, complementa Navsariwala.

Continua após a publicidade

Entre esses critérios, estão: o desempenho de função de liderança em organizações de destaque; contribuições originais (científicas e artísticas, por exemplo) para a área; e o pertencimento a associações da área que exijam realizações extraordinárias de seus membros. A lista completa pode ser encontrada no site do USCIS.

Alguns documentos aceitos são diplomas, histórico acadêmico, cartas de referência e cartas de confirmação de emprego. O candidato ao visto também deve comprovar que continuará a trabalhar em sua área nos Estados Unidos, explica Navsariwala.

De acordo com o especialista, a aplicação do EB1-A também beneficiará o cônjuge do requerente e filhos solteiros (ou enteados) menores de 21 anos de idade, que também receberão um Green Card assim que o caso for aprovado. O USCIS leva aproximadamente de 12 a 18 meses para processar o pedido, acrescenta o advogado. 

“Uma das grandes vantagens do EB1-A, atualmente, é a possibilidade de solicitar seu Green Card já estando em solo americano através do ajuste de status, assim como sua autorização de trabalho e viagem”, afirma o especialista. “Isso significa que você terá, mesmo antes de a aprovação final do Green Card ser concedida, essa flexibilidade que permite que você avance em sua carreira e mantenha conexões internacionais sem interrupções, proporcionando uma transição suave e eficiente para sua nova vida nos EUA”, conta. 

Caso de Eric Gallardo 

Para exemplificar a questão, Navsariwala cita o caso real de um dos seus clientes: Eric Gallardo, executivo com mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação e inovação que atualmente mora nos Estados Unidos.

“Ao apresentarmos o processo de Eric, demonstramos que ele cumpria sete dos dez critérios exigidos, embora o mínimo requerido seja apenas três. Inicialmente, o USCIS emitiu uma Solicitação de Evidências (RFE), aceitando apenas um dos critérios apresentados”, diz Navsariwala.

O RFE ao qual o especialista se refere é um pedido para que o candidato ao visto apresente informações e documentos adicionais a fim de comprovar suas habilidades em uma área específica.

“Em resposta ao RFE, apresentamos uma argumentação robusta, fornecendo evidências adicionais e demonstrando claramente que mais de três critérios haviam sido atendidos. Como resultado, o caso de Eric foi aprovado, comprovando sua habilidade extraordinária e qualificando-o para o visto EB1-A”, declara o advogado. 

Navsariwala orienta que todos aqueles que forem se candidatar a essa opção de visto tenham tudo muito bem documentado e detalhado a fim de aumentar as chances de aprovação por parte da autoridade estadunidense. 

Caso o USCIS emita um RFE, a recomendação de Navsariwala é que a resposta seja cuidadosa e abrangente, abordando todas as preocupações levantadas.

Para saber mais, basta acessar: https://pt.murtazlaw.com/

Porto Alegre, RS Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Ter 35°C 20°C
Qua 36°C 15°C
Qui 20°C 14°C
Sex 23°C 15°C
Sáb 17°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes