As atrações da semana nos espaços culturais do Estado vão propiciar momentos de emoção, entretenimento com música, dança, além de oficinas de poesia e literatura e outras atividades voltadas à aprendizagem.
O espetáculo “Contraponto”, do Balé Teatro Guaíra, sobe ao palco do Guairão antes de partir para uma temporada na Dinamarca. O universo interior é o elo entre as duas coreografias: “Castelo” e "Anima". No mesmo palco, a Orquestra Sinfônica do Paraná convida o maestro alemão Raphael Haeger e o solista Ricardo Molter para apresentar obras dos compositores João Guilherme Ripper, Ernest Chausson e Robert Schumann. Outra atração é o show "Nós Fazemos a Diferença!", da Banda da PM.
As atividades da Biblioteca Pública do Paraná seguem com a Roda de Leitura 60+, enquanto o projeto Ler Junto inicia uma nova temporada com leituras guiadas de clássicos da literatura. A Oficina Permanente de Poesia acontece toda quinta-feira com aulas práticas de produção poética e o projeto Leituras Urbanas realiza oficinas de criação literária com Alexandre Gil França.
O Museu Paranaense (MUPA) continua com o programa “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”, incluindo a oficina de autômatos “Corpo-máquina: um paralelo entre a robótica e a anatomia humana”, além de iniciar a exibição do filme “O Peixe”, de Jonathas de Andrade, e promover o bate-papo “Corpos em cena – educação, comunicação e imaginário”.
No Museu Oscar Niemeyer (MON), a exposição “Elizabeth Jobim – O Tempo das Pedras” está em seus últimos dias, e o programa Arte para Maiores apresenta encontros temáticos sobre a obra de Efrain Almeida para maiores de 60 anos. Para o público de todas as idades, a oficina “Relevos em Papel” oferece uma atividade criativa inspirada na mostra “Antes e agora, longe e aqui dentro”.
Confira a programação:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido– A 152ª edição do periódico online já está disponível , com uma reportagem especial sobre Cassandra Rios, considerada a escritora mais perseguida pela censura no Brasil, antes mesmo do período da Ditadura Militar, por suas narrativas diretas, ousadas, livres, populares e eróticas. A publicação também traz uma pensata de Carlitos Marinho sobre a poesia de Kendrick Lamar no álbum “To Pimp a Butterfly”; uma entrevista de Juliana Sehn com Ronie Rodrigues, que “destruiu” o livro "Harmada" (1993), de João Gilberto Noll, para criar uma nova obra; um ensaio fotográfico de Luiz Baltar sobre território, cultura e direito à cidade; e outros conteúdos inéditos.
Exposição “Franz Kafka: Vida, Obra e Metamorfoses”– O ano de 2024 marca um século da morte do escritor. Alunos do curso de Letras da UFPR, com apoio da Embaixada da Áustria, realizam na BPP uma exposição de banners que remonta a trajetória de Kafka e seus textos, que, assim como sua obra mais famosa, sofreram uma “metamorfose” e se transformaram no último século, com adaptações em outras artes. A exposição permanece no Hall Térreo até o dia 17 de agosto e pode ser visitada das 8h30 às 20h em dias de semana e das 8h30 às 13h aos sábados.
Samba do Compositor Paranaense– Roda de samba na BPP, aberta ao público, todo o primeiro sábado do mês. O próximo encontro será neste fim de semana, dia 3, às 10h, no Hall Térreo.
Roda de Leitura 60+– Encontros quinzenais voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda-feira, 5 de agosto, às 15h, na Sala de Reuniões do segundo andar. As inscrições estão encerradas.
Ler Junto, com Guilherme Shibata– Começa nesta segunda, dia 5, a nova temporada do projeto Ler Junto, com o professor Guilherme Shibata. Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, desta segunda, é “Mujique Marei”, de Dostoiévski, no Auditório da BPP.
Oficina Permanente de Poesia– Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia. Coordenada pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro acontece dia 8.
Leituras Urbanas– Entre os dias 6 e 9 de agosto, a BPP apresenta as oficinas de criação literária com Alexandre Gil França, parte do projeto Leituras Urbanas. As atividades serão realizadas na Sala de Reuniões, no 2º andar do prédio, das 8h30 às 11h30. É necessário realizar a inscrição: https://bit.ly/3LMORjq
Minicurso sobre Carolina Nabuco na Imprensa– Realizado por Adriana Tulio Baggio, que é mestre em letras e doutora em comunicação e semiótica, o curso aborda a visão de Carolina Nabuco, a partir de textos publicados em jornais, sobre a industrialização e os efeitos da civilização moderna no Brasil da década de 30. A atividade acontece na próxima quinta-feira, dia 8, das 17h às 19h, no Auditório. Para emissão de certificado, é necessário preencher o formulário: http://bit.ly/4fqo36c
Seção Infantil
Hora do Conto– Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir desta segunda-feira, 1.º de agosto, o conto da semana é “Opa”, de Adilson Farias.
Oficina de Origami– Evento para crianças com Denise Krukoski, neste sábado, dia 3, às 10h. Não é necessário inscrição prévia.
Seção Braille
Projeto Cine Inclusivo– Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.
"Cores e Botas" - Classificação: Livre | Curta-metragem
"Fábulas das Três Avós" - Classificação: Livre | Média-metragem
"Remoto Controle Remoto" - Classificação: Livre | Curta-metragem
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Música de Câmara– Nesta quarta-feira (7), às 18h, o museu apresenta mais uma sessão de Música de Câmara, de repertório variado, com Davi Corrêa e Marcelo Farias na bateria; Lucas Pozzo e João Castro no baixo; Matheus Prudente e Pedro Ribeiro na guitarra; Fabio Souza e Samuel Moreira no trompete; e Juarez Neto no sax. A apresentação faz parte do projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais, parceria do MIS-PR com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que acontece toda quarta-feira. Entrada livre e gratuita.
Mín. 17° Máx. 28°