Sexta, 12 de Julho de 2024
11°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Cultura Cultura

Festival gratuito consagra comemoração do Dia do Rock Brasiliense

Autor da lei 5.615/2026, que declarou o rock brasiliense Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal e, mais recentemente, da que incorporo...

14/06/2024 às 12h25
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Gab. Ricado Vale
Foto: Divulgação/Gab. Ricado Vale

Autor da lei 5.615/2026, que declarou o rock brasiliense Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal e, mais recentemente, da que incorporou o Dia do Rock Brasiliense - 27 de março - ao calendário oficial da capital federal  (7.836/2024), o deputado distrital Ricardo Vale (PT) está na luta pela valorização das bandas autorais. Neste fim de semana, ele participa do Fest Rock Brasília, evento gatuito que ocorre na Torre de TV.

Continua após a publicidade

Ricardo Vale é um dos idealizadores e apoiador do festival. A proposta surgiu após reuniões com o Setorial Cultura Rock, durante a organização das comemorações do primeiro Dia do Rock Brasiliense, após a sanção do Executivo local este ano. Na ocasião, Vale falou da importância de artistas e produtores culturais se apropriarem da data para dar visibilidade às bandas e aos grupos. “A geração 1980 ganhou muita notoriedade e nos orgulha, mas nossas cidades continuam gestando artistas de altíssima qualidade. O desafio é projetar esses talentos e os festivais são ótimas oportunidades. Espero que o Fest Rock seja o primeiro de muitos outros e que o GDF e iniciativa privada também façam esse movimento de apoio”, defende o parlamentar.

Continua após a publicidade

Potência musical

Continua após a publicidade

O festival recebeu mais de 200 inscrições no chamamento público, realizado entre os dias 20 e 29 de maio, e selecionou dezesseis bandas. Como o Fest Rock Brasília também tem a proposta de promover inclusão e diversidade do cenário rock do DF, oito das atrações têm vocal feminino, sendo duas formadas exclusivamente por mulheres, seis grupos têm pelo menos um integrante negro ou LGBTQIAP+ e quatro têm pessoas com deficiência (PCD) em sua composição.

A programação, cuja entrada é franca, ocorre no sábado (15/6), a partir das 16h, e no domingo (16/06), a partir das 15h. O line-up reúne 20 atrações, que subirão ao palco do maior festival de rock autoral do Distrito Federal e Entorno. 

Além dos novos nomes, quatro bandas veteranas, que estavam paradas e voltaram para uma apresentação especial: 5 Generais, Nata Violeta, Pravda e Brasília Metal Legends, grupo que reúne musicistas diversos para homenagear bandas de heavy metal brasiliense dos anos 1980 e 1990.

* Com informações da assessoria de comunicação do deputado Ricardo Vale 

Agência CLDF

Porto Alegre, RS Atualizado às 21h05 - Fonte: ClimaTempo
11°
Tempo nublado

Mín. Máx. 11°

Sáb 14°C 9°C
Dom 14°C 13°C
Seg 16°C 13°C
Ter 18°C 12°C
Qua 19°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes