Quinta, 20 de Junho de 2024
18°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Geral Porto Alegre

MTST ocupa prédio no Centro Histórico de Porto Alegre

Ação visa cobrar do poder público uma solução emergencial para a questão das moradias após as enchentes que afetaram a Capital.

10/06/2024 às 23h36
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Compartilhe:
Antigo prédio do INSS em Porto Alegre é ocupado por MTST | Foto: Mauro Schaefer
Antigo prédio do INSS em Porto Alegre é ocupado por MTST | Foto: Mauro Schaefer

Na avenida Borges de Medeiros, 530, no Centro Histórico de Porto Alegre, está a nova ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) do Rio Grande do Sul. O antigo prédio sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o palco de reivindicações do movimento para a questão das moradias após as enchentes que atingiram o Estado no último mês.

Continua após a publicidade

O MTST considera que as cidades temporárias, consideradas opções para solucionar o caso de pessoas desalojadas e desabrigadas, “são locais inadequados para as famílias viverem por um grande período de tempo, pois violam direitos básicos, como acesso ao transporte público e aos equipamentos de saúde, assistência social e educação”. “Outra preocupação é o alto risco sanitário que existe em reunir um grande número de pessoas nessas condições precárias durante o inverno gaúcho”, afirma o grupo.

Continua após a publicidade

Integrantes do MTST no prédio ocupado na avenida Borges de Medeiros, 530 Integrantes do MTST no prédio ocupado na avenida Borges de Medeiros, 530 | Foto: Mauro Schaefer

Continua após a publicidade

Como alternativa, é defendida a “adaptação de imóveis públicos que não cumprem sua função social, e a destinação deste para famílias desabrigadas através do ‘Minha Casa, Minha Vida - Entidades’”, programa do governo federal.

A coordenadora nacional do MTST, Cláudia Ávila, diz que a ocupação é “para demonstrar que a adaptação desses imóveis para moradia popular é possível”, complementando que “o MTST, assim como demais organizações políticas da classe trabalhadora, demonstraram potencial de organização coletiva que foi fundamental para as ações de resgate, alimentação e acolhimento de diferentes demandas da população em tempos de eventos climáticos extremos.”

A ocupação foi batizada de Maria da Conceição Tavares, em homenagem à economista luso-brasileira que faleceu no último dia 8.

Porto Alegre - RS
Sobre o município Notícias de Porto Alegre - RS
Porto Alegre, RS Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 19°

Sex 21°C 18°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 24°C 18°C
Seg 17°C 13°C
Ter 15°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes