Quinta, 20 de Junho de 2024
18°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Política Política

Janja visita abrigos e inaugura lavanderia para famílias atingidas por enchente em Guaíba

Ela participou de visitas a desalojados e um abrigo de animais, além de ter feito a inauguração de uma lavanderia pública.

07/06/2024 às 14h34 Atualizada em 07/06/2024 às 14h45
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Compartilhe:
Janja visita abrigos e inaugura lavanderia para famílias atingidas por enchente em Guaíba

A primeira-dama Janja Lula da Silva esteve em Guaíba, na região Metropolitana, na manhã desta quinta-feira, 6. O objetivo da visita é reforçar o compromisso do governo federal no auxílio às vítimas da enchente que devastou o município. Ela participou de visitas a desalojados e um abrigo de animais, além de ter feito a inauguração de uma lavanderia pública.

Continua após a publicidade

O roteiro de atividades teve início próximo às 11h40, quando a primeira-dama chegou de helicóptero no Ginásio do Coelhão, na avenida Vinte de Setembro. O local soma 86 pessoas acolhidas.

Continua após a publicidade

Janja foi recebida pelo prefeito Marcelo Maranata e a primeira dama do município, Deise Maranata, para quem foram entregues pacotes com doações de roupas íntimas aos desabrigados. O trio também inspecionou caixas de donativos vindos dos Emirados Árabes, antes da entrar no estabelecimento.

Continua após a publicidade

“A proximidade do governo federal com o município tem sido de fundamental importância. Isso coloca as nossas necessidades em evidência para os olhos do mundo, motivo pelo qual temos recebido ajuda de diversos países”, destacou o prefeito de Guaíba.

No interior do ginásio, a primeira-dama ouviu demandas dos acolhidos, brincou com crianças e confortou famílias. Ao final da visita, ela foi presenteada com um vinho da região.

A agenda também contou com uma passagem no Pórtico Otaviano de Oliveira Jr, também conhecido como Portal da Alegria, no bairro Alegria. Ali, foi visitado um abrigo para animais gerido pela prefeitura de Guaíba.

Ao mesmo tempo em que confraternizou e tirou fotos com voluntários, Janja passeou pelo local e interagiu com os bichos. Cerca de 87 cachorros permanecem no abrigo, que tem capacidade para receber até 150.

Por fim, no início da tarde, a primeira-dama inaugurou o projeto Lavanderia Solidária, na rua Lupicínio Rodrigues, situada no bairro Cohab Santa Rita. A iniciativa oferece uso gratuito de máquinas de lavar famílias que foram atingidas por chuvas e inundações.

Formulada pelo gabinete da primeira-dama em parceria com a prefeitura de Guaíba, a estrutura estará disponível para a população de segunda à sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.. De acordo com Janja, a proposta foi idealizada com foco no público feminino.

“O vento do Sul assoprou a brasa da solidariedade e alcançou o Brasil inteiro. Essa lavanderia é muito importante, principalmente para as mulheres. Elas e as crianças sentem mais os efeitos da enchente. Através desses equipamentos será possível voltar a lavar as roupas dos filhos e as de casa, o que vai trazer um pouco mais de tranquilidade neste momento”, destacou a primeira-dama.

A iniciativa, que recebeu a doação de 12 máquinas de lavar através de doações de empresários, tem capacidade para atender cerca de 48 famílias diariamente. O atendimento será por agendamento de forma presencial.

Guaíba - RS
Sobre o município Notícias de Guaíba - RS
Porto Alegre, RS Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 19°

Sex 21°C 18°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 24°C 18°C
Seg 17°C 13°C
Ter 15°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes