Porto Alegre

Com procura histórica, vacina da gripe esgotou em mais 90 postos de saúde da Capital

Mais de 60 mil doses foram aplicadas no primeiro dia da campanha.

26/03/2020 09h30
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Rádio Guaíba
119
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O primeiro dia de campanha de vacinação contra a gripe registrou uma procura histórica em Porto Alegre. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais de 60 mil doses foram aplicadas. A campanha abriu oficialmente nessa quarta-feira focada no público idoso.

Nos postos de saúde da Capital, 95 não contam mais com a vacina. As farmácias, em parceria com a Prefeitura para evitar aglomerações, seguem imunizando nesta quinta-feira. Também foram disponibilizados drive thrus, para que os idosos não precisem sair do carro. No entanto, apenas o da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia segue com vacinas no dia de hoje. As doses devem ser repostas na semana que vem.

A SMS disponibilizou, de maneira online, uma atualização sobre os locais que ainda contam com a vacina. A população pode conferir aqui.

Conforme o Núcleo de Imunizações da Pasta, Porto Alegre recebeu 158 mil doses da vacina na primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde. Dessas, 102 mil foram enviadas a unidades de saúde, a nove pontos de drive thrus e reservadas a serviços domiciliares (idosos que não conseguem sair de casa). Outras 56 mil foram enviadas a 57 farmácias das redes Agafarma, São João e Panvel.

Campanha segue até maio

Outras duas fases da campanha contra a gripe terão início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término é previsto para 22 de maio, para todos os grupos de risco.

A vacina contra influenza não garante proteção diante do coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus ajuda a diminuir o risco de infecção e complicações respiratórias causadas pelos vírus incluídos na cepa da composição da vacina.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.