Quarta, 04 de Novembro de 2026

SP promove encontros para fortalecer políticas de fomento

Durante esses eventos serão realizadas consultas públicas com a participação de dirigentes e agentes culturais e da sociedade O post SP promove enc...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom SP
09/05/2024 às 14h45
SP promove encontros para fortalecer políticas de fomento
Foto: Reprodução/Secom SP

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, promove durante o mês de maio uma série de encontros presenciais em diversas regiões do estado para discutir os programas de fomento à cultura e economia criativa. As políticas atuais dispõem de recursos orçamentários provenientes da Lei 12.268 ProAc Editais e da Lei 14.399 – Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).

Durante esses eventos serão realizadas consultas públicas com a participação de dirigentes e agentes culturais, além de representantes da sociedade civil e da população local para promover um planejamento participativo para a utilização dos recursos previstos até 2027.

A primeira etapa desses encontros ocorreu de fevereiro a março na sede da secretaria, na capital paulista, com transmissão on-line. Agora na segunda etapa, será expandida para outras localidades. Todos os segmentos do setor cultural e artístico do estado de São Paulo são convidados a participar ativamente para contribuir para o fortalecimento da cultura em nosso estado.

Para participar dos encontros, os agentes e interessados devem comparecer no local, dia e horário conforme indicado:

9/5 às 14h30 – São José do Rio Preto
Teatro Municipal Nelson Castro, Av. Feliciano Sales Cunha, 1020, Jd. Novo Aeroporto.

15/5 às 18h – Mogi das Cruzes
Centro Cultural de Mogi das Cruzes, Praça Mons. Roque Pinto de Barros, 360, Centro.

Formulário on-line

Além da busca ativa, a gestão estadual também disponibilizou um formulário para participação na elaboração das iniciativas de fomento, englobando não apenas as ações planejadas para a implantação da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), mas também o Programa de Ação Cultural – ProAc Editais. Este formulário está aberto a agentes culturais e membros da sociedade civil, oferecendo a oportunidade de contribuir para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (Paar) no Fomento do Estado de São Paulo.

O principal objetivo é planejar o fomento à cultura, alocando recursos para o desenvolvimento de programas e políticas culturais nos próximos cinco anos. Os interessados em contribuir podem acessar a pesquisa até o próximo dia 15 de maio, pelo link .

O Paar é uma descrição do Plano de Ação registrado pelo Estado de São Paulo na Plataforma Transferegov no momento de sua adesão à Pnab. A partir das metas e ações previamente definidas, os entes federativos vão detalhar as atividades, valores correspondentes, resultados esperados, entre outras informações essenciais que guiarão a execução dos recursos.

Para dúvidas e orientações, a secretaria disponibiliza os seguintes telefones: (11) 3339-8000 ou (11) 3339.8144. Além deles, para dúvidas relacionadas ao ProAc Editais, o e-mail [email protected]; e Pnab, [email protected].

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 4 semanas

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 1 mês

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.