Porto Alegre

Coronavírus: operação interdita locais abertos de forma irregular e orienta idosos a saírem das ruas, em Porto Alegre

Loja de departamentos que seguia em pleno funcionamento na rua dos Andradas, no Centro, já sofreu interdição.

24/03/2020 15h22Atualizado há 4 dias
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Rádio Guaíba
255
Foto: Camila Diesel
Foto: Camila Diesel

Idosos que insistem em circular pelas ruas e comércio funcionando de forma irregular serão alvo de uma operação da Prefeitura de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira. A ação de alerta e fiscalização é executada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Guarda Municipal. Desde as 14h, 35 agentes em viaturas fazem uma ronda pelos bairros Bom Fim, Menino Deus e Centro.

Idosos: circulação restrita 

Pessoas com mais de 60 anos estão sendo orientadas a voltarem para casa. Elas recebem um folder com dados do decreto, assinado nesta segunda-feira, pelo prefeito Nelson Marchezan, que restringe a circulação de idosos em Porto Alegre.

Segundo a Prefeitura, a medida é uma forma de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus e preservar um dos principais grupos de risco da doença. O deslocamento de pessoas com mais de 60 anos é permitido apenas para atividades “estritamente necessárias”, como atendimento médico e hospitalar, realização de exames, vacinação e compra de itens essenciais em mercados e farmácias, que seguem funcionando normalmente.

Estabelecimentos correm risco de interdição

Serão interditados os estabelecimentos que estiverem descumprindo a norma de outro decreto municipal que estabelece que sejam fechados comércio, indústria, setor de serviços e construção civil em toda a cidade. Há exceções para locais como farmácias e drogarias, serviços e comércio na área da saúde, mercados, centros de abastecimento e distribuição, ferragens e comércio de material de construção, clínicas veterinárias, postos de combustíveis, distribuidoras de gás, lavanderias e hotéis. Confira aqui a lista dos setores que podem funcionar.

Duas lojas de departamentos da mesma rede que seguia em pleno funcionamento já sofreram interdição, no início da tarde. Os estabelecimentos ficam nas ruas dos Andradas e Doutor Flores, no Centro. Conforme a SMDE, serviços que haviam sido vetados eram mantidos pela empresa, com a premissa das atividades de alimentação.

Denúncias de locais que descumprirem a medida podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo portal de Atendimento ao Cidadão.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Porto Alegre - RS Notícias de Porto Alegre - RS
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas