Porto Alegre

Devido irregularidades e coronavírus, MPF pede suspensão de remoção de famílias da Vila Nazaré

A ação solicita imediata suspensão das realocações, com exceção de casos pontuais.

22/03/2020 22h38
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Rádio Guaíba
344
Foto: Guilherme Testa / CP Memória
Foto: Guilherme Testa / CP Memória

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) pedindo suspensão da remoção das famílias da Vila Nazaré, no entorno do Aeroporto Salgado Filho, zona Norte de Porto Alegre. Conforme a instituição, a destruição das casas não conta com fornecimento de alternativa habitacional em condições adequadas à população. A medida também ocorre devido preocupação com a transmissão do novo coronavírus.

A ação solicita a imediata suspensão das realocações, com exceção de casos pontuais. A retirada de mais de 1,2 mi famílias ocorre para que a empresa alemã Fraport realize as obras de ampliação da pista do Salgado Filho.

O procurador regional Enrico Rodrigues de Freitas ressalta ainda que a solicitação ocorreu após denúncias de demolição de residências sem que os moradores tenham tido chances de retirar seus móveis e pertences dos locais.

Além das demolições, a comunidade da Vila Nazaré vem enfrentando constante falta de água, sendo que há registro de vazamentos causados pela própria derrubada. A escassez de água e de outros serviços básicos gera preocupação especial em um momento em que a importância de cuidados básicos de higiene é fundamental. O processo é assinado ainda pelas defensorias públicas do Estado e da União e pelo Ministério Público do Estado.

A reportagem não obteve ainda o posicionamento da Fraport e Demhab (Departamento Municipal de Habitação).

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Porto Alegre - RS Notícias de Porto Alegre - RS
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas