Uma das datas mais esperadas por grande parte das pessoas é o aniversário. Que nada mais é do que comemorar mais um ano de vida.
Continua após a publicidade
Sendo assim, é justo realizar essa celebração, não é mesmo? Desejar um feliz aniversário e dar presentes são as maneiras mais comuns na nossa cultura.
Continua após a publicidade
Porém, existem algumas curiosidades acerca dessa comemoração e é sobre isso que falaremos agora.
Continua após a publicidade
- Bolo: Sendo um dos mais importantes itens da festa, ele surgiu a partir da lenda onde era oferecido um pão de mel em formato circular em homenagem à Deusa Ártemis (Deus da fertilidade e da lua) e isso foi ganhando força e se espalhou por outras culturas e até hoje o bolo faz parte das nossas comemorações de aniversário;
- Vela: A origem das velas também veio da Grécia Antiga. Juntamente ao bolo que citamos acima, também era posto velas com o intuito de pedir prosperidade a Deusa e acreditavam também que assim a fumaça levaria os maus espíritos para longe.
- Boa sorte: Há quem diga que comemorar o aniversário antes da data seja ruim. Isso porque, como é dito por muitas gerações, o anjo da guarda estará ao nosso lado na comemoração somente no dia exato. Então é melhor não arriscar. rsrsrs
- Parabéns pra você (música): Essa canção chegou ao Brasil por meados da década de 30, e era cantada em inglês, acredita?! E para que isso mudasse, foi realizado um concurso para melhor letra que ficasse boa na melodia original. E a vencedora foi a Betha Celeste Homem de Mello.
- Festa para adultos: No início, essas comemorações só eram realizadas para os adultos. E foi na Alemanha que surgiu a “Kinderfeste”, que era literalmente, uma festa infantil. E a partir daí que começou a ser comemorado os aniversários, independente da idade.
- Mês com mais comemorações: Você sabia que o mês com mais comemorações é o de setembro? Principalmente em Portugal.
- Aniversário na bíblia: Na bíblia só existem duas passagens onde “aniversário” é citado. Que é um do rei Herodes e o outro é o do Faraó. Interessante, não é?!