Domingo, 02 de Agosto de 2026
Publicidade

Editora UEA lança 2ª edição do livro “Fragmentos: arqueologia, memórias e histórias de Parintins”

Para obter a obra, basta acessar o Repositório Institucional da UEA e realizar o download gratuito

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Agência Amazonas
10/11/2023 às 21h25
Editora UEA lança 2ª edição do livro “Fragmentos: arqueologia, memórias e histórias de Parintins”
FOTOS: Divulgação/Editora UEA

Relatos sobre as coleções e achados fortuitos, guardados por pessoas que residem e fazem práticas de agricultura sobre áreas que são sítios arqueológicos na região de Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus), são retratados na 2ª edição do livro “Fragmentos: arqueologia, memórias e histórias de Parintins”. O e-book da 2ª edição do livro “Fragmentos: arqueologia, memórias e histórias de Parintins” foi produzido pela Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Continua após a publicidade

Os autores da obra são Clarice Bianchezzi, Adriano Márcio dos Santos, Filippo Stampanoni Bassi, Helena Pinto Lima, Michel Carvalho Machado, Alef Fernandes Cruz, Arnoud de Oliveira Batista Filho e Maurício de Paiva. Para obter a obra, basta acessar o Repositório Institucional da UEA e realizar o download gratuito.

Continua após a publicidade

Para Clarice Bianchezzi, professora da UEA e uma das autoras, o livro conta com uma riqueza de imagens e textos de caráter informativo que apresenta uma discussão sobre nove coleções da comunidade de Santa Rita de Cássia, Lago da Valéria e quatro coleções na área urbana de Parintins; além das coleções oriundas de Parintins, que estão sob a guarda do Museu da Amazônia (Musa) e Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, e Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém.

Continua após a publicidade

“A obra foi produzida via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I/2021), que foi desenvolvido dentro do projeto Divulgação Arqueológica em tempos de Pandemia, coleções de Parintins-AM e suas histórias, no ano de 2021”, explica Clarice.

A professora destaca, ainda, que um dos objetivos da obra é dar destaque ao rico patrimônio arqueológico da cidade de Parintins, cujos sítios e vestígios remontam a uma história indígena milenar.

“Este potencial permanece ainda pouco explorado pela arqueologia, não sendo tão conhecido pelos próprios parintinenses. Nossa proposta é, portanto, a de socializar, por meio deste livro/catálogo virtual/impresso os conhecimentos sobre as coleções arqueológicas de Parintins – tanto aquelas musealizadas quanto as inúmeras coleções domésticas cuidadosamente guardadas pelos moradores do município”, observa,

Para a arqueologia do Amazonas, Clarice destaca que a obra vem contribuir para colocar Parintins dentro do cenário das pesquisas atuais sobre a área. “A equipe de autores da obra vem desenvolvendo outras pesquisas e produções nos últimos seis anos. E o livro vem contribuir, sobremaneira, para valorização e destaque do potencial que temos neste município e região”, finaliza.

Link para download do e-book:  repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/5271