Quarta, 04 de Novembro de 2026

Governadora Raquel Lyra abre 16ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco e entrega medalhas em homenagem aos 50 anos da Fundarpe

Iniciando a 16ª Semana do Patrimônio Cultural dePernambuco, a governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause, realizaram a entrega da medalha Pr...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Pernambuco
15/08/2023 às 11h10
Governadora Raquel Lyra abre 16ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco e entrega medalhas em homenagem aos 50 anos da Fundarpe
Foto: Reprodução/Secom Pernambuco

Iniciando a 16ª Semana do Patrimônio Cultural dePernambuco, a governadora Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause, realizaram a entrega da medalha Professor José Luiz Mota Menezes, durante cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (14), no Cais do Sertão. A comenda em comemoração aos 50 anos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico dePernambuco(Fundarpe) foi entregue a 50 personalidades e instituições ligadas à preservação patrimonial no Estado.

"Estamos abrindo a Semana do Patrimônio Cultural dePernambucohomenageando os 50 anos da Fundarpe e àqueles que contribuem com a salvaguarda da cultura. Nosso estado se diferencia de qualquer outro lugardomundo pela sua arte e pela sua cultura. Celebrá-las é garantir o futuro do nosso legado. Estamos fortalecendo as instituições, cuidando das nossas tradições, através não só de uma semana, mas de um trabalho permanente de respeito aos nossos artistas e patrimônios histórico e cultural", destacou Raquel Lyra.

Promovida pelo Governo dePernambuco, por meio da Fundarpe, a Semana tem como tema “Memórias do patrimônio cultural: entre legados e futuros”. Este ano, o evento conta com uma série de ações gratuitas, como palestras, seminários, debates e encontros temáticos, de 14 a 19 de agosto, e conta com a participação de 25 municípios do Estado.

"A Semana do Patrimônio Cultural dePernambucoé um convite para que profissionais e instituições que se dedicam à preservação cultural visitem suas memórias e valorizem o legado de suas ações exitosas. Também convida para a construção de uma memória cotidiana e da salvaguarda do patrimônio cultural do nosso estado”, destacou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

Por meio da Lei Estadual Nº 17.851/22, a iniciativa se tornou política pública e entrou para o calendário oficial do Estado. O objetivo do evento é ampliar o debate interdisciplinar sobre as formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais dePernambuco.

“A medalha tem um significado muito grande para a Fundarpe e o Iphan, que lutam pela mesma causa: a preservação do patrimônio monumental dePernambucoem termos materiais e imateriais. A comenda traz o nome do professor José Luiz Mota Menezes, um grande guerreiro da causa cultural, e tem uma representatividade muito grande para todos os homenageados", ressaltou Jacques Ribemboim, superintendente regional do Iphan emPernambuco.

Estiveram presentes na cerimônia os secretários estaduais Tulio Vilaça (Casa Civil), Hercílio Mamede (Casa Militar), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer). Os deputados estaduais Antônio Moraes e Débora Almeida, além do presidente da Empetur, Eduardo Loyo, do secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, e os prefeitos de Macaparana, Paquinha, e de São José da Coroa Grande, Pel Lages, também compareceram.


Foto: Miva Filho/Secom

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 4 semanas

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 1 mês

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.