Quarta, 04 de Novembro de 2026

Circuito Liberdade integra o Noturno nos Museus

Na noite desta sexta-feira (14/7), programação inclui mostra de filmes, exposições, espetáculos musicais e teatrais 

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Minas Gerais
14/07/2023 às 13h15

Muitas opções de entretenimento cultural em horário estendido, literalmente até a madrugada, compõem a programação do Circuito Liberdade na oitava edição do Noturno dos Museus, nesta sexta-feira (14/7). A iniciativa propõe a extensão do horário de funcionamento de diversos espaços culturais da cidade, convidando o público a fruir e conhecer mais sobre os espaços e a agenda.

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) , que integra a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) , trará vasta programação. No Cine Humberto Mauro e no jardim interno do Palácio das Artes, haverá maratona de cinema das 18h do dia 14/7 até às 4h da manhã de sábado (15/7) com a mostra “De Volta para o Futuro”. No Palácio das Artes, a exposição “Arte Cibernética” também poderá ser visitada até às 23h.

O CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, na Avenida Afonso Pena, ficará aberto até às 21h30 para receber o público para a exposição “Outros Outros”. 

Na Avenida João Pinheiro, o Museu Mineiro ficará de portas abertas até às 22h, com entrada gratuita. Além de conhecer o casarão do final do século 19, visitantes terão a chance de apreciar o acervo formado por objetos que documentam períodos distintos da cultura mineira. Entre eles há peças de arte sacra, mobiliário, pinturas, esculturas, utensílios domésticos e instrumentos de trabalho.

Na Praça da Liberdade, o Espaço Cultural da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)  funcionará até às 21h. O público poderá conferir a exposição “Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro”, além dos filmes “Palácio dos Arcos” e “Fabricando a Poltrona MiIlhazes”, produzidos pela Casa 5, produtora de Angela Figueiredo.

O Memorial Minas Gerais Vale terá programação variada. O público poderá ver as exposições Retro/ativa, de Eder Santos, Simbiogêneses, de Tuane Eggers, e Corpos Sem Filtro: narrativas visuais de mulheres com deficiência, de Fatine Oliveira. Haverá ainda um show da MC Kainná Tawá, às 19h30, com entrada gratuita (sujeito à lotação).

O Circuito Liberdade ainda está presente no Noturno nos Museus através da Casa Fiat de Cultura, Espaço do Conhecimento UFMG, Centro Cultural Unimed BH Minas, CCBB e MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. A programação completa pode ser conferida abaixo. Para acessar os eventos de todas as instituições participantes, clique aqui.

Iniciativa

O Noturno nos Museus é um projeto criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria e Fundação Municipal de Cultura. Durante o evento, a experiência com as atividades culturais ampliam as relações do público com os espaços, criando vínculos com os visitantes. 

Neste ano, o projeto integra as celebrações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, com exposições e programações culturais nos museus localizados na região.

Conta também com o Circuito Portinari, especialmente criado para a data, em homenagem ao artista Cândido Portinari, que destacará obras icônicas do artista presentes na Pampulha e também na Regional Centro-Sul. 

A noite de 14/7 será dedicada também à comemoração dos 80 anos do Museu Histórico Abílio Barreto – MHAB. Inaugurado em fevereiro de 1943, o museu celebra com a abertura da exposição “Belo Horizonte: Fora dos Planos”, que revisita o acervo e apresenta para o público obras e documentos importantes para a história da cidade como a planta topográfica original de Belo Horizonte, concebida pela Comissão Construtora da Nova Capital, em 1859.

Veja a programação do Circuito Liberdade no Noturno nos Museus aqui . 

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 4 semanas

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 1 mês

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.