Quarta, 04 de Novembro de 2026

Instituto Estadual do Livro lança coleção (Di)Verse

O Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), realiza, na quinta (29/6), o lançamento da coleção (Di)...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom RS
26/06/2023 às 13h55
Instituto Estadual do Livro lança coleção (Di)Verse
-

O Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), realiza, na quinta (29/6), o lançamento da coleção (Di)Verse, composta pelos livrosSou, de Agnes Mariá;Lunática, de Natália Pagot; eSe eu fosse uma festa, de Pedro Cassel. O evento ocorre às 19h e é uma parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

A programação de lançamento inclui um bate-papo com os autores das obras – mediado por Nanni Rios, curadora da coleção– seguido por uma sessão de autógrafos dos três livros.

Natália posa, de pé, para a foto. É uma mulher jovem e negra, de cabelos até o ombro, trajando um blazer branco e cropped preto.

Agnes é uma mulher jovem e negra. Maquiada, ela sorri para a foto. Seus cabelos vão até abaixo do ombro

Foto preto-e-branca. Pedro é um homem branco, de cabelo curto. De óculos de grau e trajando um cachecol, posa de lado

Sobre a (Di)Verse

A coleção (Di)Verse surgiu a partir do compromisso da Sedac com a realização de políticas públicas voltadas para a diversidade. O IEL, orientado por essas diretrizes, lança então sua primeira coleção composta exclusivamente por obras de autores pertencentes à comunidade LGBTQIA+.

Os três títulos são obras de poesia. Trata-se da estreia de Agnes Mariá e de Natália Pagot, e do segundo livro de Pedro Cassel. Nas palavras do prefácio da curadora, os escritores “têm suas próprias dicções, baseadas em suas vivências diversas, referências plurais e oportunidades díspares. Celebramos, sim, com muito orgulho, a existência de uma coleção que dá visibilidade à produção literária de autores e autoras LGBTQIA+”.

Serviço

O quê: lançamento e sessão de autógrafos da Coleção (Di)Verse
Quando: quinta-feira (29/6), 19h
Onde: Casa de Cultura Mario Quintana – Teatro Carlos Carvalho

Texto: Ascom Sedac
Edição: Felipe Borges/Secom

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 4 semanas

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 1 mês

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.