Quinta, 05 de Novembro de 2026

UM FINAL DE SEMANA DE HOMENAGENS PARA MANOELITO SAVARIS

Durante as últimas homenagens, Ildo Wagner, com consentimento da família, gerou a chama que irá para o 71º Congresso Tradicionalista, na 4ªRT, que acontece no Alegrete, dia 29 de julho.

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG/RS
20/06/2023 às 11h56
UM FINAL DE SEMANA DE HOMENAGENS PARA MANOELITO SAVARIS

Amigos, familiares, colegas de farda da Brigada Militar, tradicionalistas, políticos, artistas e centenas de pessoas participam, das despedidas a Manoelito Carlos Savaris, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que morreu durante a madrugada deste sábado (17), aos 67 anos, em decorrência de um câncer. O velório aconteceu no Memorial São José, em Caxias do Sul, durante o sábado e a madrugada de domingo.

Durante todo o sábado, dezenas de coroas e arranjos com flores decoraram o ambiente, que revezava a chegada e saída de amigos, admiradores, tradicionalistas e familiares de Savaris. Foram diversas homenagens e orações. O secretário de estado da Agricultura, Ernani Polo, esteve presente para dar um abraço nos familiares e lembrou a importância de Savaris no contexto da cultura do Rio Grande do Sul. “Uma perda irreparável. Savaris era uma referência para todos” – afirmou o secretário.

Domingo pela manhã um cortejo saiu do memorial em direção à Bento Gonçalves. O vice-presidente de Cavalgadas do MTG, Ildo Wagner, conduziu, a cabresto, o tubiano encilhado com as botas penduras, símbolo que o cavaleiro havia nos deixado. Dezenas de carros acompanharam o trajeto entre as duas cidades liderados pelas forças da Polícia Rodoviária, Estadual e Federal. Ao chegar em Bento Gonçalves, mais uma vez o cortejo recebeu o apoio a cavalo.

O sepultamento ocorreu no cemitério central de Bento Gonçalves, no domingo (18). Durante as últimas homenagens, Ildo Wagner, com consentimento da família, gerou a chama que irá para o 71º Congresso Tradicionalista, na 4ªRT, que acontece no Alegrete, dia 29 de julho.

Dois decretos, um da Fundação Cultural Gaúcha e outro do MTG, davam conta de três dias de luto oficial, mas que os eventos nas regiões acontecessem normalmente. Em cada lugar, onde a bandeira do tradicionalismo gaúcho esteve hasteada, um minuto de silencio ou uma oração, celebraram a fé e a crença no homem que dedicou grande parte da sua vida ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.

O Deputado Federal Pompeu de Mattos, que é poeta, enviou uma poesia em homenagem ao seu grande amigo:

HOMENAGEM PÓSTUMA AO MANOELITO SAVARIS

Chegou pra mim a notícia

Que o MANOELITO partiu

Senti na alma arrepio

E demorei pra acreditar

Vi o tempo se enuviar

E um marejado nas vista

Passei a ideia em revista

Destes anos já vivido

E vi que tinha se ido

O maior tradicionalista

 

Fiz então a minha prece

Pro Patrão dos CTGs

Presidente do MTG

Gaúcho dos quatro costado

Hoje o Rio Grande enlutado

E gaúchos de todo país

Choram por ti SAVARIS

Relembrando com saudade

Tua marca e identidade

De troco, cepa e raiz

MANOELITO CARLOS SAVARIS

São pra ti os versos que faço

Pra te dar o meu abraço

Nesta hora de partida

Que o teu legado de vida

Nos sirva de inspiração

Pra que as novas gerações

Nao esqueçam tua história

E guardem bem na memória

O respeito às tradições

Vai por fim minha despedida

Ao mestre das tradições

Ao Patrão de todos os Patrões

Ao pesquisador, escritor

Nosso grande historiador

Que resgatou o passado

E nos deixou de legado

Um lindo baú de lembrança

E um rico tesouro de herança

SAVARIS, muito obrigado

Mas já que te fostes Manoelito

Peço ao patrão do universo

Que ouça estes meus versos

E dê ao paraíso a tua alma

E que os anjos batam palmas

Em reverência a você

Funda aí um CTG

E pra Deus tire o chapéu

Entre a cavalo no céu

C’o pendão, do MTG

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 4 semanas

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 1 mês

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.