Sexta, 06 de Novembro de 2026

Sala de Cinema Walter da Silveira recebe exibição do premiado filme Rio Doce

Protagonizado pelo rapper Okado do Canal, o filme traz a jornada de um homem negro e periférico em crise.

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Bahia
30/05/2023 às 10h45
Sala de Cinema Walter da Silveira recebe exibição do premiado filme Rio Doce
Foto: Divulgação/Funceb

A Sala de Cinema Walter da Silveira, gerida pela Diretoria Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, receberá a exibição do longa metragem Rio Doce, do premiado diretor, Fellipe Fernandes. A exibição acontecerá no dia 2 de junho, sexta-feira, com sessões às 16h e às 18h30, na sala de cinema que fica localizada nos Barris, em Salvador.

Rio Doce é vencedor do Prêmio Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba, e também venceu como melhor longa brasileiro nas Mostras Competitivas: Outros Olhares e Novos Olhares.

A produção é da Ponte Produtoras, e a distribuição da Vitrine Filmes, através do projeto Sessão Vitrine, contemplado pelo PROAC 34/2022, programa de fomento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A estreia no longa, para o diretor, foi um desafio, mas sua experiência como assistente de diretor (Sol Alegria, Aquarius) e diretor de segunda unidade (Bacurau) o ajudou na empreitada.

“Ainda que o trabalho de assistente de direção exija habilidades e saberes específicos, diferentes do de diretor, a possibilidade de poder acompanhar de perto o processo criativo desses realizadores me ajudou a entender as possibilidades de caminhos a serem percorridos. Então tudo que eu faço carrega um pouco deles e de todas as outras pessoas que cruzaram meu caminho ao longo desses anos e com as quais eu pude trocar e aprender”.

O filme

O personagem principal é Tiago, interpretado pelo rapper Okado do Canal, que mora em Rio Doce, periferia de Olinda, e leva uma vida dura. Pai de uma menina pequena, ele descobre a identidade de seu próprio pai, ausente em toda sua vida, quando é procurado por uma de suas meias-irmãs que também lhe conta que o homem morreu. A partir dessa descoberta, a vida desse rapaz se transforma e ele passa a questionar sua própria identidade.

Fernandes também assina o roteiro, e explica que em Rio Doce “acompanhamos a jornada emocional de um homem negro periférico em crise com o modelo de masculinidade que se vê reproduzindo, sufocado pela solidão, dificuldade de comunicação, pressão social e falta de compreensão dos próprios sentimentos. Tudo isso em meio à sua relação com três gerações de mulheres e diante de um conflito de classes.”

Sinopse

Tiago é um jovem trabalhador que descobre a identidade do pai ausente, quando conhece as suas meias irmãs, fato que o leva a questionar a sua própria identidade às vésperas de completar 28 anos. Morando em Rio Doce, na periferia de Olinda, região metropolitana do Recife, ele luta para encontrar seu lugar no mundo. Nesse processo, ele fortalece laços afetivos, transformando assim sua forma de ser e de ver o mundo.

Fonte: Ascom/Funceb

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 1 mês

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 2 meses

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.