Gramado / RS

Gramado recebe festival de música erudita

Gramado In Concert vai até o próximo sábado e tem apresentações de orquestras, grupos de câmara e solistas, além de oficinas

08/02/2020 22h40
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Rádio Guaíba
132
Foto: Rafael Cavalli
Foto: Rafael Cavalli

Começou neste fim de semana o VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música. O evento, que ocorre até o próximo dia 15, tem apresentações gratuitas de música erudita com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas além de oficinas que recebem cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina.

A Cerimônia de Abertura aconteceu nessa sexta-feira, no ExpoGramado, com a Orquestra Sinfônica de Gramado. Com regência do maestro Linus Lerner, foram apresentadas obras sinfônicas com solistas professores do festival. O concerto marcou o lançamento oficial do CD gravado pelo maestro Linus com os músicos Ivo Stankov e Lachezar Stankov com a London Royal Philharmonic Orchestra.Formado por piano e violino, o Duo Stankov também fará um concerto e ministrará aulas no festival. Lerner, gaúcho de Novo Hamburgo, é o primeiro brasileiro a reger uma gravação da tradicional orquestra londrina.

A programação terá, ainda, a participação de três orquestras jovens internacionais: a Seoul Youth Orchestra, da Coreia do Sul, a Orquestra Sinfônica Nacional Jovem do Peru e a Tallin Old Town String Orchestra, da Estônia. Serão apresentadas em diversos locais de Gramado, 55 atividades, sendo 45 recitais e concertos e dez do “Conhecendo o Festival”, uma ação pedagógica que proporciona visitas guiadas aos ensaios abertos ao público. Essas apresentações ocorrem de segunda à sexta-feira, às 10h e às 14h.

Entre as novidades deste ano, destaque também para os Concertos Itinerantes, às 16h, em diversos bairros e pontos turísticos da cidade com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, sempre acompanhado do novo “mascote” do evento. Trata-se do Maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke e que tem seu nome em alusão ao Troféu Cosmos, criado pela artista plástica Débora Iron e que tradicionalmente premia o vencedor do Concurso de Composição. Os locais não serão divulgados porque a ideia é realizar apresentações de surpresa.

Segundo os organizadores, o festival vem crescendo a cada ano e a internacionalização já é uma realidade da sexta edição. Além de 20 professores brasileiros, o evento conta com 13 professores internacionais vindos da América Latina, Europa e EUA. As oficinas receberão cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina.

São 22 tipos de oficinas: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, trompa, tuba, eufônio, flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, percussão, regência orquestral, violão, canto solista/erudito, piano, canto coral e ensino coletivo de cordas, sopro e percussão.

O Gramado in Concert ainda promove dois concursos para estimular à criação, formação e valorização de jovens músicos bem como sua profissionalização. São os concursos de Composição Erudita e Jovens Solistas, que premiam em dinheiro os vencedores. O concurso de composição recebeu um total de 29 inscrições de nove estados brasileiro e selecionou a obra “Alvorecer – Fantasia Sinfônica” do goiano Emanuel Gomes Ferreira e que será apresentada no Concerto de Encerramento.

O festival termina em 15 de fevereiro, às 19h, no Expogramado, sob a regência do Maestro Linus Lerner. Comemorando os 250 anos de aniversário de nascimento de Ludwig Van Beethoven a orquestra encerra a sexta edição do festival com a grandiosa 9ª Sinfonia, acompanhada de solistas e um coro de mais de 100 vozes de coros da região, classe de canto solista e da oficina de canto coral do festival.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gramado - RS Notícias de Gramado - RS
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas