Quarta, 05 de Agosto de 2026
Publicidade

Seduc realiza 1ª Avaliação Global Integrada em toda a rede pública de Ensino

Os dados levantados servirão como referência, oferecendo às escolas indicadores para fundamentar e direcionar suas estratégias e planejamento docente.

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Piauí
01/03/2023 às 12h50

Com o objetivo de contribuir na interpretação de dados sobre a realidade dos estudantes da rede pública de Educação, quanto aos conhecimentos adquiridos e às competências desenvolvidas, ou em processo de desenvolvimento, em cada atividade pessoal e em grupo, para mentoria mais assertiva dos professores, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, entre os dias 1 e 8, e 27 e 31 de março, a 1ª Avaliação Global Integrada (AGI) do Programa Juntos Para Avançar de 2023.

Continua após a publicidade

A AGI será realizada para todos os componentes curriculares, nas etapas (ensino fundamental e médio) e todas as modalidades de ensino regular (Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional). Os dados levantados servirão como referência e ponto de continuidade para a Fase 2, oferecendo às escolas indicadores para fundamentar e direcionar suas estratégias e planejamento docente.

Continua após a publicidade

A aplicação será dividida em três dias, abordando Língua Portuguesa e Matemática no primeiro dia; Ciências Humanas no segundo dia; e Ciências da Natureza e Linguagens, com exceção de Língua Portuguesa, no terceiro dia. As questões irão avaliar as habilidades relacionadas aos conteúdos do conhecimento envolvendo diversos níveis de profundidade de aprendizado.

Continua após a publicidade

Compreendida no âmbito do processo de ensino e aprendizagem como uma atividade intencional e sistemática de recolha de informação a partir da análise e interpretação de evidências apresentadas, a avaliação tornará visível os níveis de desenvolvimento dos estudantes, como também do próprio trabalho docente.