Sábado, 08 de Agosto de 2026
Publicidade

Concurso premia projetos de saúde em até 15 mil reais

FórumDCNTs promove o Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder para Enfrentamento às CCNTs/DCNTs; nesta terceira edição serão...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Agência Dino
27/02/2023 às 22h15
Concurso premia projetos de saúde em até 15 mil reais
FórumDCNTs

Pelo 3º ano consecutivo, o Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil (FórumDCNTs) promove o Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder para Enfrentamento às Condições/Doenças Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs/DCNTs), incluindo diabetes, obesidade, tabagismo, câncer, asma, entre outras condições.

Continua após a publicidade

O concurso visa identificar e valorizar projetos inovadores, de grande interesse e potencial, implementados no território brasileiro, em andamento ou encerrados há menos de um ano, que possuam resultados, mesmo que preliminares, nas áreas de prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento de uma ou mais CCNTs/DCNTs. É desejável, mas não obrigatório, que os projetos contenham a participação ativa da comunidade para a qual se destinam em seu desenvolvimento, e que beneficiem populações vulneráveis. Os projetos devem cumprir os critérios de elegibilidade publicados em edital disponível na plataforma do FórumDCNTs.

Continua após a publicidade

Em cada edição, os melhores projetos recebem aporte apoio financeiro, com o objetivo de impulsionar o seu ganho de escala; os projetos finalistas têm oportunidade de apresentação nos Encontros do FórumDCNTs. Seus resumos são publicados na plataforma do FórumDCNTs, a fim de dar maior visibilidade e facilitar o estabelecimento de parcerias e os contatos dos seus líderes são compartilhados com as instituições dos diferentes setores que fazem parte do FórumDCNTs.

Continua após a publicidade

Ao longo das edições anteriores mais de 40 projetos se inscreveram, de todas as regiões do país. Projetos sobre diagnóstico precoce de câncer infantojuvenil, diabetes, diagnóstico de CCNTs e seus fatores de risco, apneia do sono, dor musculoesquelética, obesidade, saúde mental, doenças cardiovasculares entre outros temas foram selecionados como finalistas; quatro deles foram premiados (resultados de 2021 e de 2022) e puderam ampliar seu alcance. 

Segundo o Dr. Mark Barone, coordenador geral do FórumDCNTs, “o objetivo principal do Concurso é dar oportunidade a projetos de grande potencial, que muitas vezes ainda não estão no nosso radar, e facilitar parcerias e financiamentos para que possam beneficiar mais pessoas que vivem com condições crônicas de saúde, ou estão sujeitas aos seus fatores de risco”.

Na edição de 2023 as novidades serão o número de projetos finalistas que vai aumentar de 5 para 15, bem como ao aumento do número e valor dos prêmios aos melhores projetos. Enquanto nas edições anteriores foram dois prêmios, de 10 e 5 mil reais, neste ano serão três prêmios de 15, 10 e 5 mil reais. Em 2023, entre os projetos inscritos, os 15 melhores serão agraciados com a oportunidade de apresentação durante o 12º Encontro do FórumDCNTs, sendo 5 com apresentação oral e 10 com pôster, em maio de 2023. Na ocasião, serão anunciados pela Comissão Avaliadora o primeiro, o segundo e o terceiro lugares, entre os 5 projetos selecionados para apresentação oral.

O período de inscrições do processo seletivo para o Concurso de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder para Enfrentamento às CCNTs/DCNTs no Brasil 2023 se encerra em 03/03/2023. O edital e o link para as inscrições podem ser consultados neste link da plataforma do FórumDCNTs.

Fonte: www.ForumDCNTs.org