Domingo, 31 de Maio de 2020
51 98419-1295
Entretenimento Porto Alegre

Casarão histórico vai se tornar centro cultural no bairro Petrópolis em Porto Alegre

Imóvel sediará Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul.

03/09/2019 19h21
410
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Gaúchazh
Construída em 1946, casa é protegida como patrimônio cultural do município Maria Ana Krack / PMPA
Construída em 1946, casa é protegida como patrimônio cultural do município Maria Ana Krack / PMPA

Protegido como patrimônio cultural do município, a Casa da Estrela, um casarão histórico do bairro Petrópolis, finalmente será ocupado e vai se tornar um centro de cultura. No espaço serão oferecidos cursos de esculturas, ateliês coletivos e oficinas de educação patrimonial. Há também o projeto de criação de um memorial, em que visitantes poderão conhecer mais sobre a história do imóvel, construído em  1946.

— A Casa da Estrela é um símbolo da resistência patrimonial, e tem grande importância ao bairro e à cidade — afirma Lucas Frota Strey, presidente da Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul (AEERGS), entidade que vai utilizar o imóvel.

O projeto não terá custos ao município e as atividades serão oferecidas todos os dias – situação bem melhor do que a anterior, em que uma empresa pretendia funcionar como centro cultural apenas uma vez por mês e exigia a colaboração financeira da prefeitura. O município não aceitou as condições e houve desistência por parte da empresa.

Antes de as atividades culturais terem início, o casarão deve passar por uma revitalização –serão executados imediatamente serviços de limpeza, pintura e jardinagem. A longo prazo, a implementação de um plano mais complexo de restauração está previsto.

O centro cultural será mantido com recursos da própria AEERGS – que tem cerca de 100 associados –, e por meio de convênios e parcerias. A entidade pensa em lançar editais e financiamentos coletivos. A renda proveniente de cursos e a venda de obras de arte também serão levados em consideração para custear a manutenção do imóvel.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.