Sábado, 07 de Novembro de 2026

Biblioteca Pública do Paraná oferece curso gratuito de teatro para crianças

São 15 vagas destinadas a crianças de 7 a 12 anos. Ministradas pelo ator Gabriel Martins, as aulas acontecem todos os sábados, das 9h às 10h30, no...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Paraná
14/02/2023 às 16h50
Biblioteca Pública do Paraná oferece curso gratuito de teatro para crianças
Foto: Márcio/BPP

A Biblioteca Pública do Paraná está com inscrições abertas para um curso de teatro gratuito, voltado para crianças de 7 a 12 anos. Ministradas pelo ator Gabriel Martins, as aulas acontecem todos os sábados, das 9h às 10h30, no período de 18 de março a 16 de dezembro. Para se inscrever, os pais ou responsáveis devem acessar e preencher um formulário online disponível no site da BPP. São ofertadas 15 vagas para a atividade.

Com foco no desenvolvimento social, pessoal e interpessoal dos alunos, o curso aborda os diversos aspectos necessários para a construção de um espetáculo, além de conteúdos como improvisação, respiração, musicalidade, presença e percepção, entre outros.

No final do primeiro semestre, a turma apresenta uma mostra de cenas desenvolvidas durante as aulas. Para encerrar o ano, está prevista a exibição de uma peça concebida pelas crianças.

“Um dos objetivos do projeto é mostrar para os alunos que o teatro é divertido, engraçado, uma brincadeira. Cresci numa escola em que os professores sempre diziam: qualquer um pode fazer teatro. Levo isso comigo até hoje. E nada mais natural do que começar com as crianças”, diz Gabriel Martins.

Ele é integrante do grupo de contação de histórias da BPP, Era Uma Vez — reconhecido em 2022 com o Prêmio Baobá, dedicado a artistas, autores, editoras, coletivos e instituições que difundem e fortalecem essa atividade no Brasil.

Ator, diretor e dramaturgo, Martins fez os cursos de ator e clown do Teatro Pé no Palco e atualmente estuda Licenciatura em Teatro na FAP/Unespar. Também participou de oficinas de roteiro, cinema e arte-educação. Já atuou, escreveu, dirigiu ou realizou assistência de direção em mais de 30 espetáculos.

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 1 mês

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 2 meses

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.