Sábado, 12 de Setembro de 2026

Para manter a tradição, veranistas praticam tiro de laço na beira da praia de Capão da Canoa

Com miniatura de boi, feita de plástico, acoplada em uma ripa de madeira e enterrada na areia, pai e filho se divertem próximo do mar

Por: Redação Acontece no RS Fonte: GAÚCHA ZH
08/02/2023 às 08h22 Atualizada em 08/02/2023 às 08h45
Para manter a tradição, veranistas praticam tiro de laço na beira da praia de Capão da Canoa
Prática passa de pai para filho. Olmiro está ensinando o filho, Bernardo Jonathan Heckler / Agencia RBS

Uma prática comum para o campo ganhou a sua modalidade de praia: o tiro de laço. A ideia de jogar o laço em um boi é tradicional em rodeios, mas agora também pode ser vista, em um formato diferente, na praia de Capão da Canoa, no Litoral Norte.

A terra das canchas deu lugar às areias do Litoral. Em vez de um boi de verdade, uma miniatura, de plástico, acoplada a uma ripa de madeira e enterrada na areia. O laço, porém, é o mesmo, assim como a tradição.

— Desde os cinco anos eu participo de rodeios. Agora a gente traz a prática para o veraneio também - afirma Olmiro Pigatto Jr., de 33 anos.

Natural de Nova Palma, na Região Central, ele e a família têm a prática do tiro de laço passada de geração a geração. Assim, o herdeiro é o filho, Bernardo da Rosa, de 8 anos, que já arrisca as primeiras laçadas contra o vento do Litoral.

— Assim a gente passa o tempo, se diverte e segue praticando — reforça o pai.