Sábado, 07 de Novembro de 2026

Primeiro Cândido de 2023 traz um painel com as etapas da produção de um livro independente

A partir de depoimentos de autores e editores, reportagem traça um painel com custos, dicas e reflexões sobre a autopublicação e o trabalho dos se...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Paraná
31/01/2023 às 16h30
Primeiro Cândido de 2023 traz um painel com as etapas da produção de um livro independente
Foto: BPP

O especial de capa da primeira edição de 2023 do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná , discute todas as etapas e possibilidades que envolvem a cadeia produtiva do livro independente no Brasil. A partir de depoimentos de autores e editores, as repórteres Isabella Serena e Juliana Sehn traçam um painel com custos, dicas e reflexões sobre a autopublicação e o trabalho dos selos médios e pequenos — um segmento que a cada ano ganha mais espaço na imprensa especializada e nas premiações literárias.

“Muitas vezes, as editoras independentes conseguem ter visões e propostas mais ágeis e interessantes do que as tradicionais”, diz o editor e professor Daniel Lameira, um dos entrevistados da reportagem, que ainda aborda questões como tiragem, impressão, captação de recursos, distribuição e estratégias de divulgação.

Outros destaques do Cândido 134: poemas de Mariana Marino, conto de Rafael Sperling, ensaio fotográfico de Maria Coelho e a transcrição de duas mesas-redondas realizadas durante a Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (Flibi), em novembro — “Livros e séries” (com Morgana Kretzmann, Jim Anotsu e Ana Johann) e “Abaixo Doistoiévski” (com Letícia Mei, Irineu Franco Perpétuo e Yuri Al’Hanati). A ilustração de capa é de Felipe Lui.

Leia no site  candido.bpp.pr.gov.br  ou faça o download gratuito AQUI .

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 1 mês

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 2 meses

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.