Domingo, 08 de Novembro de 2026

CSU do Parque Piauí atende cerca de 1.300 pessoas por dia

Na próxima terça-feira (31), serão certificados 700 alunos de 10 cursos ofertados no local.

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Piauí
27/01/2023 às 08h25

Inaugurado em dezembro de 2022, o Centro Social Urbano do Parque Piauí, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), trouxe uma nova dinâmica à zona Sul de Teresina. Segundo o coordenador do CSU, Jardel Ramos, o espaço está funcionando plenamente com a realização de cursos profissionais e workshops.

Na próxima terça-feira (31), às 19h, será realizada a solenidade de certificação a 700 pessoas que participaram dos 10 cursos concluídos no espaço, como agente de portaria, balconista de farmácia, cuidador de idoso, corte de cabelo e escova, decoração de balões, design de sobrancelha, manicure e pedicure, operador de microcomputador, organização de eventos e recursos humanos e também dos quatro workshops, sendo empreendedorismo, visual merchandising e vitrinismo, como se preparar para o mercado de trabalho e orientação profissional.

Para a segunda quinzena de fevereiro, Jardel explica que serão ofertadas vagas para mais 10 cursos e seis workshops para 1.644 alunos matriculados.

No CSU circulam cerca de 1.300 pessoas diariamente, que, além de cursos, frequentam aulas da Escola de Circo, fazem hidroginástica, participam do forró dos idosos e também atividades nas quadras de jogos, balé, teatro e dança. “Além de tudo isso, teremos atendimentos de psicologia, jurídico e serviço social em fevereiro”, diz o coordenador.

O CSU possui ainda um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), e os serviços de emissão de carteira de trabalho, primeiro alistamento militar para quem vai fazer 18 anos, alistamento eleitoral, com emissão de primeira e segundas vias do título, bem como atualização, renovação e transferência eleitoral.

O centro dispõe também de um teatro que já tem uma programação agendada. Segundo Jardel, ainda tem a quarta etapa da reforma do local que consistirá na construção de duas quadras de beach tênis, duas pistas de skate, uma pista de caminhada e uma praça ao lado da quadra e arquibancadas.

Cultura Há 2 semanas

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 1 mês

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 1 mês

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 2 meses

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.