Sábado, 07 de Novembro de 2026

Funceb lança catálogo Bahia Estado Locação com dados municipais para incentivar projetos audiovisuais na Bahia

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura e de Turismo, coordenada pela Bahia Film Comission, unidade da Diretoria de Audiovisual...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Bahia
24/01/2023 às 09h35
Funceb lança catálogo Bahia Estado Locação com dados municipais para incentivar projetos audiovisuais na Bahia
Foto: Manu Dias/GOVBA

A Fundação Cultural do Estado, por meio de sua Diretoria de Audiovisual (Funceb/Dimas), acaba de lançar o catálogo Bahia Estado Locação. O material, produzido através de um Mapeamento junto aos municípios baianos, identifica serviços disponíveis nas cidades baianas, como o patrimônio histórico e cultural, e a diversidade de paisagens e biomas presentes nos territórios que são passíveis de interesse visual e imagético para os mais variados projetos na linguagem audiovisual.

O catálogo objetiva atrair produções de fora do estado, nacionais e internacionais, bem como colaborar na viabilização de produções baianas, dando o acesso a autorizações, parcerias, informações de infraestrutura dos municípios e locações em todo o estado, para que estas possam ser utilizadas por produtoras de filmes, séries, videoclipes, dentre outros formatos audiovisuais. O Bahia Estado de locação também reúne informações úteis para a produção do projeto, como meios de transportes da cidade, população do município, culinária local e hospedagem disponível na região.

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura e de Turismo, coordenada pela Bahia Film Comission, unidade da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado (Dimas/Funceb). O Mapeamento dos Municípios ocorreu através de um formulário online em que os gestores municipais preencheram com as informações que agora se convertem neste material disponível nos sites da Dimas e Funceb.

Bahia Film Commission

É uma comissão especial instituída pelo Governo da Bahia em maio de 2010 para dar apoio às produções audiovisuais no estado. A comissão é integrada por diversas secretarias estaduais, além do Instituto de Radiodifusão Educativa na Bahia (IRDEB), da Secretaria de Comunicação Social, estando sediada na Dimas/Funceb.

Entre seus objetivos, está a divulgação dos cenários da Bahia para fins de locações cinematográficas; a atração de produtores de cinema, TV e outros meios; o oferecimento de suporte técnico e logístico necessário para profissionais e empresas, do Brasil e do exterior, que desejem criar filmes, vídeos e demais produtos audiovisuais nas terras baianas; bem como estimular e apoiar a realização de obras na modalidade de co-produção com entidades nacionais e internacionais.

Fonte: Ascom/Funceb

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 1 mês

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 2 meses

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.