Sábado, 20 de Abril de 2024
18°

Tempo limpo

Porto Alegre, RS

Economia SALÁRIO MÍNIMO

Governo avalia mudar sistema de ajuste do salário mínimo

Fazenda estuda considerar INPC acumulado nos 12 meses entre o período de reajuste de dois anos

23/01/2020 às 23h59
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Compartilhe:
Secretário da Fazenda indicou que mais importante é dar estabilidade ao cidadão | Foto: Waldery Rodrigues / Agência Senado / CP
Secretário da Fazenda indicou que mais importante é dar estabilidade ao cidadão | Foto: Waldery Rodrigues / Agência Senado / CP

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira que o governo vai alterar neste ano a sistemática de correção do salário mínimo - segundo ele, sem que haja perdas para os trabalhadores. Atualmente, o piso salarial do País é corrigido pelo INPC acumulado no ano anterior. O problema é que o reajuste precisa entrar em vigor no dia 1º de janeiro, antes da apuração final do índice de inflação.

Continua após a publicidade

"Uma alternativa é fazer a correção do salário mínimo pelo INPC acumulado nos 12 meses entre dezembro de um ano e novembro do ano seguinte. O importante é entregarmos previsibilidade para o cidadão e para o Orçamento", afirmou. Se esse formato fosse utilizado para o ano de 2020, o período inflacionário usado no cálculo seria de dezembro de 2018 a novembro de 2019 - com validade do novo valor a partir de janeiro de 2020.

Continua após a publicidade

Waldery disse ainda que a proposta do governo não deve incluir nenhum mecanismo para que o salário mínimo possa ter ganho real, acima da inflação. "A princípio, o projeto busca apenas a reposição do poder aquisitivo dos trabalhadores." Segundo o secretário, o governo vai enviar projeto de lei ao Congresso provavelmente até o fim de agosto, para poder constar na proposta de Orçamento de 2021. "Podemos pensar em uma medida efetiva que tenha validade até o fim do atual governo (dezembro de 2022)", acrescentou.

Continua após a publicidade

Ele ainda confirmou que o aumento do salário mínimo para R$ 1.045 em 2020 terá um impacto de R$ 2,13 bilhões no Orçamento deste ano. "O salário mínimo deste ano mantém integralmente o poder aquisitivo dos trabalhadores, conforme manda a Constituição", disse ele.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors