Domingo, 16 de Junho de 2024
17°

Neblina

Porto Alegre, RS

Polícia POLÍCIA FEDERAL

Operação da PF combate clandestinidade de empresas de segurança privada

No Rio Grande do Sul, cerca de 30 empresas que prestam serviço de segurança privada e estabelecimentos comerciais são fiscalizados

01/12/2022 às 12h14
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Compartilhe:
Foto: PF / Divulgação
Foto: PF / Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (1), em todo o país, a Operação Segurança Legal VI, com o objetivo de realizar o combate a empresas clandestinas de segurança privada.

Continua após a publicidade

No Rio Grande do Sul, cerca de 30 empresas que prestam serviço de segurança privada e estabelecimentos comerciais estão sendo fiscalizados. Os locais foram identificados a partir de levantamentos preliminares da Polícia Federal e de denúncias recebidas. A ação ocorre simultaneamente nas regiões da Superintendência Regional, com sede em Porto Alegre, Bagé, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Borja, Santo Ângelo, Jaguarão, Chuí e Rio Grande e conta com o apoio do Grupamento de Supervisão de Vigilância e Guarda (GSGV) da Brigada Militar.

Continua após a publicidade

Cerca de 460 policiais federais fiscalizarão mais de 400 estabelecimentos, entre casas noturnas, comércios, condomínios e outros, para encerrar a atividade de empresas que executam segurança privada sem autorização da Polícia Federal.

Continua após a publicidade

A Operação Segurança Legal ocorre desde 2017, em âmbito nacional. Nas ações anteriores, foram fiscalizadas 1.956 empresas e 663 empresas clandestinas tiveram suas atividades encerradas pela Polícia Federal.

A contratação de serviços clandestinos de segurança privada coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os “seguranças” clandestinos não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica.

Além disso, as empresas clandestinas não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços e contratar vigilantes.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

Porto Alegre, RS Atualizado às 09h05 - Fonte: ClimaTempo
17°
Neblina

Mín. 16° Máx. 18°

Seg 17°C 16°C
Ter 24°C 16°C
Qua 19°C 18°C
Qui 19°C 17°C
Sex 21°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes