Domingo, 01 de Agosto de 2021 06:55
51 98419-1295
Justiça Fontoura Xavier / RS

Vereadores protocolam denúncia contra Prefeito e Secretária de Saúde de Fontoura Xavier

O pedido foi protocolado através de e-mail e, segundo Ivan, a denúncia foi necessária em virtude da grande repercussão do caso e a gravidade do áudio vazado.

25/03/2021 18h30 Atualizada há 4 meses
1.743
Por: Redação Acontece no RS
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na tarde de quinta-feira, 25 de março, o presidente do legislativo de Fontoura Xavier, Ivan Borges, esteve no Ministério Público de Soledade para protocolar denúncia, em seu nome e dos vereadores Eduardo Nunes, Josiane Borges e Carolina Prestes, contra a conduta da secretária Clairê, após ter um áudio vazado na semana passada. 

O pedido foi protocolado através de e-mail e, segundo Ivan, a denúncia foi necessária em virtude da grande repercussão do caso e a gravidade do áudio vazado.  “O áudio chocou a população em virtude das palavras proferidas aos munícipes. Essa postura ofende os princípios gerais da Administração Pública e pode ensejar, inclusive, crime de ódio. Além disso, o suposto afastamento da secretária pelo prefeito, ou a pedido dela porque essa questão não ficou esclarecida, não possui sequer previsão legal, não houve abertura de expediente administrativo para a apuração dos fatos e a secretária está nomeada”, explicou ele.

“Por outro lado, a distribuição de ivermectina realizada no dia 10.03.2021, sem critérios adequados, passando a falsa ideia de que poderia ser um ‘imunizante’, pode ter ampliado os efeitos da pandemia no município.  Soma-se a estes fatos, os equívocos que causaram aglomeração durante a vacinação, que demonstram que a secretária e o prefeito, que não a exonerou, não estão agindo com o zelo necessário no combate a pandemia. A denúncia aponta que os gestores deveriam ser afastados de suas funções, até que os fatos sejam investigados a fundo, pelo Ministério Público. O Presidente da Câmara pede abertura de Inquérito Civil e, se for o caso, de Ação Civil Pública”, pontuou Ivan Borges.

RELEMBRE O CASO

Secretária da saúde do município de Fontoura Xavier, Claire Chitolina, no Norte Gaúcho, ameaça colocar idosos que reclamarem no fim da fila. Isso aconteceu após um idoso não se sentir bem enquanto aguardava a vacina, a secretária em um áudio no whatsapp disse que  conversou com o prefeito do município ( Luiz Armando Taffarel) e que o mesmo deu ordem para colocar quem reclamar no fim da fila. Esse fato gerou uma grande revolta na comunidade.

Confira abaixo o áudio:

Vereadores do município manifestaram-se com relação a atitude da Secretária de Saúde:

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.