Domingo, 01 de Agosto de 2021 08:54
51 98419-1295
Cidades Fontoura Xavier / RS

Secretária da Saúde de Fontoura Xavier pede afastamento após áudio polêmico viralizar

Na gravação, Clairê Chitolina disse que idosos que reclamaram de fila não receberão a vacina ou serão vacinados por último.

23/03/2021 08h29
577
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Grupo Independente
Secretária municipal da Saúde, Clairê Chitolina (Foto: Divulgação)
Secretária municipal da Saúde, Clairê Chitolina (Foto: Divulgação)

O município de Fontoura Xavier, com 10.300 mil habitantes, na região da Serra do Botucaraí vive dias de polêmica desde a sexta-feira (19). Isso porque a secretária municipal da Saúde, Clairê Chitolina, na sexta, gravou um áudio no WhatsApp dizendo que, conforme orientação do prefeito Luiz Armando Taffarel (PSD), idosos que reclamaram de fila de vacinação, seriam vacinados por último ou não receberiam o imunizante.

Na sexta, ocorreu no município a imunização para idosos de 70 a 76 anos e alguns teriam reclamado da demora na fila para serem imunizados. Informada da situação, a secretária gravou um áudio e enviou para uma pessoa que ela chama de Nair. Na gravação, ela fala que quer saber quem reclamou para chamar para uma conversa: hoje conversei com o prefeito, e é para eu saber quem está reclamando e colocar no final da fila, porque nada contenta esse povo. Esse povo deveria comprar a vacina, aqui em Fontoura Xavier estão muito mal-acostumados. Quero saber bem direitinho os nomes de quem está reclamando e vou chamá-los na minha sala e vai terminar as mordomias. Foi isso que o prefeito me disse hoje. Quem reclamou não vai ser vacinado agora, vai para o fim da fila.

Na manhã desta segunda-feira (22) o prefeito convocou uma coletiva de imprensa para esclarecer o assunto. Ele disse que não é verdade que ele teria orientado a secretária a dar este relato. “Eu não tenho nada a ver com essa história. Isso não é verdade, ela se enganou na hora de fazer esse pronunciamento. Isso ficou constrangedor para mim porque não é minha intenção como prefeito. Que fique claro que não tenho participação nenhuma no que ela disse. A secretária ficará afastada até resolver a situação se ela continuará ou não”, afirma.

Clairê pediu afastamento após a polêmica viralizar e pediu desculpas em sua rede social. Na sexta, dia da vacinação, ela não compareceu porque estava envolvida nos atos fúnebres de sua mãe. Na publicação ela fala que se equivocou nas palavras. “Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela minha manifestação equivocada em rede social. Estou vivendo um momento de muita dor e tristeza pela perda da minha irmã, ocorrida na sexta-feira”, escreveu.

A reportagem do Grupo Independente procurou a secretária, mas ela não respondeu as mensagens da emissora. No entanto, sua filha, Virginia Chitolina Parnoff, disse que o ‘fim da fila’ que sua mãe se referia era da imunização de sexta-feira. “Muitas pessoas que estavam na fila de vacinação na sexta queriam privilégios e começaram as reclamações. O fim da fila era isso, que não houve privilégios para ninguém, não existe fila e sim ordem de chegada”, esclarece.

O prefeito informou que ainda está sendo decidido se a secretária será exonerada ou somente permanecerá afastada por um período.

Leia a nota de esclarecimento da secretária em sua rede social:

Boa tarde amigos.
Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela minha manifestação equivocada em rede social.
Estou vivendo um momento de muita dor e tristeza pela perda da minha irmã, ocorrida na sexta-feira.
Não pude acompanhar a vacinação neste dia por estar envolvida com os atos fúnebres, e mesmo assim recebi muitas ligações e mensagens de xingamentos sem estar ao par do que estava acontecendo naquele momento.  Todos nós cometemos erros e dizemos palavras errôneas no momento de fragilidade.
Hoje só quero me desculpar e pedir que respeitem e compreendam a minha dor!! Vocês também são seres humanos e quem me conhece sabe que as palavras ditas em momento de dor, tristeza e revoltada com este mundo cruel, não expressam a minha verdadeira essência! Muitos eu já ajudei, e vou continuar trabalhando para TODOS!!
Não existe fila de vacinação, mas sim critérios e ordem de chegada.  Nos próximos dias estaremos recebendo mais doses para abranger o público que espera a vacina.
Fontoura Xavier é um dos poucos municípios que vacinou a faixa etária de 70 anos.
Mais uma vez me desculpem e agradeço a compreensão.

Fonte: Grupo Independente Texto: Caroline Silva

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.