Terça, 04 de Agosto de 2026
Publicidade

Grupo neonazista, incluindo quatro gaúchos, tem prisão convertida em preventiva pela Justiça de SC

Oito suspeitos foram presos na última segunda-feira pela Polícia Civil em um sítio em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, onde fariam um encontro anual da célula dos três estados da região Sul

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
16/11/2022 às 09h32
Grupo neonazista, incluindo quatro gaúchos, tem prisão convertida em preventiva pela Justiça de SC
Ação foi realizada pela Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Deic | Foto: PCSC / Divulgação / CP

Após manifestação do Ministério Público de Santa Catarina, a Justiça converteu em preventiva a prisão dos oito suspeitos de integrar célula neonazista com integrantes dos três estados da região Sul e ligada a um grupo skinhead internacional. O grupo, que inclui quatro gaúchos, um catarinense, um paranaense, um mineiro e um português, faria um encontro anual na última segunda-feira em um sítio em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis.

Continua após a publicidade

Um dos gaúchos usava uma tornozeleira eletrônica por ser condenado após uma tentativa de homicídio de um ataque skinhead contra três jovens judeus na madrugada de 8 de maio de 2005, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. As vítimas foram agredidas a socos, pontapés e golpes de faca. Já o paranaense foi denunciado por duplo homicídio causado por uma briga pela liderança de células neonazistas, mas ainda não foi julgado.

Continua após a publicidade

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

Continua após a publicidade

Com informações sobre a reunião, a Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de SC desencadeou uma operação com apoio da Polícia Militar. Houve o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em São Pedro de Alcântara e em Florianópolis.

Os oito neonazistas, com idades entre 22 e 48 anos, foram detidos com revistas, panfletos e outros objetos com símbolos de grupos supremacistas, além de telefones celulares e computadores. Eles foram autuados pela Polícia Civil de SC pela prática dos crimes de associação criminosa e racismo. Um deles foi autuado ainda por porte ilegal de arma de fogo por ter sido flagrado com munições. O material apreendido será periciado.

A 40ª Promotoria de Justiça de Florianópolis deu parecer favorável aos mandados e o Poder Judiciário deferiu os pedidos com apoio do MPSC. Após concluir o inquérito policial, a Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância o encaminhará para a 40ª Promotoria de Justiça para as medidas cabíveis. O Promotor de Justiça Luiz Fernando Pacheco ressaltou que as investigações até o momento indicam que o grupo age “com forte exaltação à ideologia fascista e apologia ao nazismo”.

A 40ª Promotoria de Justiça da Capital, especializada no combate aos crimes de racismo, de ódio e intolerância, tem abrangência estadual. Criada há um pouco mais de um mês, a Promotoria de Justiça já investiga pelo menos quatro casos de suspeita de apologia ao nazismo.

O MPSC também dispõe de um Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância, o Necrim, e a Procuradoria-Geral de Justiça firmou parceria com a Confederação Israelita do Brasil em 2020, para promover ações concretas de combate ao discurso de ódio e a qualquer forma de intolerância.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.