Sábado, 20 de Abril de 2024
18°

Tempo limpo

Porto Alegre, RS

Geral Paraná

Projeto propõe título de Capital do Cimento para Rio Branco do Sul

12/07/202216h33|porDiretoria de Comunicação com assessoriaCompartilheFacebookTwitterWhatsappProjeto propõe título de Capital do Cimento para a cidade de Rio Branco do Sul.Créditos:

12/07/2022 às 17h45
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Assembleia Legislativa - PR
Compartilhe:
Projeto propõe título de Capital do Cimento para a cidade de Rio Branco do Sul. / Créditos: Reprodução site Votoramtim Cimentos
Projeto propõe título de Capital do Cimento para a cidade de Rio Branco do Sul. / Créditos: Reprodução site Votoramtim Cimentos

Rio Branco do Sul, cidade da Região Metropolitana de Curitiba poderá se tornar a Capital do Cimento. O projeto de lei 323/2022 que concede o título foi protocolado na terça-feira (12) na Assembleia Legislativa do Paraná. Rio Branco do Sul é um importante pólo de riquezas minerais, como argila, argilito, filito, siltito, rocha carbonática e rocha para revestimento e ornamental. Por isso, são muitas as indústrias instaladas ali, produtoras de cal e calcário – além do cimento, diz a justificativa do projeto.

Continua após a publicidade

O município é conhecido internacionalmente pela grande produção de cimento, possuindo a maior fábrica da América Latina, com capacidade para produção de sete milhões de toneladas do produto ao ano, empregando mais de 90% da mão de obra local.

Continua após a publicidade

Rio Branco do Sul é economicamente essencial para o Paraná, com relevante capacidade industrial que gera emprego e renda. A cidade tem mais de 32 mil moradores e além da maior fábrica de cimento da América Latina, seu parque industrial se destaca na produção de implementos rodoviários, cal e extração de minérios.

Continua após a publicidade

O município tem ainda áreas de reflorestamento para produção de madeiras e lenhas. Na agricultura, os destaques são para a tangerina, mandioca, feijão, soja e milho.

Veja também