Quarta, 12 de Agosto de 2020
51 98419-1295
Geral Documentos Digitais

Seis documentos digitais já estão em vigor

Com a prerrogativa de desburocratizar o serviço público, o governo federal tem investido na digitalização de operações, como emissão das carteiras de trabalho.

13/01/2020 11h07
402
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Geração
Seis documentos digitais já estão em vigor

Com a prerrogativa de desburocratizar o serviço público, o governo federal tem investido na digitalização de operações, como emissão das carteiras de trabalho. Por meio das secretarias de Governo Digital e de Desburocratização, o Ministério da Economia intensificou a pauta e diz ter digitalizado 515 serviços apenas em 2019, superando em 20% a meta definida para o ano.

ID ESTUDANTIL

A carteirinha digital gratuita do Ministério da Educação (MEC), ID Estudantil, foi lançado em 25 de novembro. O aplicativo está disponível para ser baixado. Objetivo é evitar burocracia e reduzir custos para os estudantes. Ao mesmo tempo, combater as fraudes recorrentes de carteirinhas de estudantes físicas falsificadas. As carteirinhas físicas emitidas por entidades estudantis continuarão existindo. A diferença é que a ID Estudantil é gratuita e adota o formato digital. Alunos de pós-graduação não são contemplados pela medida.

CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO

Agora, o certificado pode ser emitido e impresso em qualquer lugar do mundo. Após tomar a vacina, gratuitamente, em uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em algum dos serviços de vacinação privados credenciados, o cidadão deve fazer a solicitação pelo Portal de Serviços (https://sso.acesso.gov.br/login).

O documento é importante porque mais de cem países exigem o Certificado Internacional de Vacinação do viajante, para comprovação em especial da imunização contra a febre amarela.

CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

É um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. O documento totalmente em meio eletrônico equivale à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física. Objetivo  é simplificar contratações, assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos. Facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta: todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO

O app da Carteira Digital de Trânsito , que une, além da CNH, também o CRLV Digital — oferece a opção de gerenciar documentos de habilitação e do veículo, direto do celular, com o mesmo valor legal dos documentos impressos. Além disso, traz informações valiosas: vencimento da sua CNH, aviso de recall para o seu veículo e outras comunicações essenciais. Objetivo é permitir que o cidadão tenha a opção de comprovar, por meio do smartphone, a sua habilitação para dirigir veículos

DIGITALIZAÇÃO DO INSS

Desde julho de 2019, a maioria dos serviços que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece poderá ser feita sem sair de casa, no aplicativo Meu INSS, site ou pela Central de Atendimento 135. A nova medida visa agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera. Segundo informações divulgadas pelo órgão, cerca de 670 mil atendimentos por mês que antes eram feitos presencialmente, poderão ser realizados pela internet ou telefone.

ENEM DIGITAL

A implantação do Enem Digital será progressiva, com início previsto para este ano e consolidação em 2026.

Quer fazer parte do grupo do portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.