Quarta, 28 de Outubro de 2026

Com apoio e fortalecimento do governo, cultivo de milho no Acre ultrapassou 105 mil toneladas em 2021

Em 2021, a produção de milho do Acre ultrapassou 105 mil toneladas, e isso reflete o compromisso do governo do Estado em apoiar os pequenos e médio...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Acre
13/06/2022 às 18h40
Com apoio e fortalecimento do governo, cultivo de milho no Acre ultrapassou 105 mil toneladas em 2021
Foto: Reprodução/Secom Acre

Em 2021, a produção de milho do Acre ultrapassou 105 mil toneladas, e isso reflete o compromisso do governo do Estado em apoiar os pequenos e médios agricultores. Concentrada nisso, a Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) tem sido a referência na assistência aos produtores rurais.

Produção de milho na fazenda Bela Vista, no Ramal 34, em Boca do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom
Produção de milho na fazenda Bela Vista, no Ramal 34, em Boca do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“A Sepa apoia os pequenos produtores por meio de máquinas e equipamentos agrícolas, de modo que isso possibilita uma maior eficiência da produção das atividades, além de tornar o trabalho mais ágil”, afirmou Cláudio Malveira, chefe do Departamento de Agronegócio.

O investimento no campo segue em ritmo acelerado desde 2020, quando o governador Gladson Cameli apresentou o Plano Safra 2021/2022.

Investir no campo

No Acre há uma área plantada de 34 mil hectares de milho e a gestão governamental tem ofertado assistência técnica para auxiliar os agricultores acreanos, a fim de fortalecer o cultivo de milho e outros grãos.

“O governo do Acre tem transmitido confiança para os agricultores, e isso causa uma resposta positiva entre pequenos e médios produtores”, destaca o secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Azevedo.

O titular da pasta evidenciou, ainda, que o Acre tem mais de nove silos, e isso é investimento da iniciativa privada. Os depósitos podem ser vistos à margem da BR-317.

O silo é utilizado como reservatório e armazena e conserva os produtos, de modo que auxilia na qualidade nutricional dos alimentos.

Produção de milho no Ramal Baixa Verde. Foto: Marcos Vicentti/Secom
Produção de milho no Ramal Baixa Verde. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O cultivo de milho é uma das principais forças de produção agrícola e tem sido aliado no desenvolvimento econômico do Acre, sobretudo no consumo de alimentos, como canjica, cereais, farinha de biju e biscoitos. Além disso, esse grão é uma fonte estratégica no agronegócio do Brasil.

Impacto nas exportações ainda é muito precoce Foto : ABPA / Divulgação / CP
Rural Há 1 semana

Caso de doença de Newcastle em SC deixa setor gaúcho em alerta

Asgav informou que adotará medidas de contingência para que embargos comerciais não afetem o RS.

Foto: Divulgação / Acontece no RS
Espumoso / RS Há 2 semanas

Secretário de Agricultura de Espumoso conhece experiência de confinamento bovino na Serra Gaúcha

Fábio Ceccon, secretário de Agricultura de Espumoso, conhece confinamento bovino de Daiane Kunrath e Gabriel na Serra Gaúcha e destaca a gestão rural.

Crédito da foto: Luísa Zelmanowicz
Agronegócio Há 3 semanas

Cliente mundial nunca esteve tão pronto para a Carne Angus Certificada do Brasil

A segurança para colocação dos cortes Angus e como ela pode suscitar novos incrementos de produção foi a tônica do Workshop Carne Angus, realizado na noite desta terça-feira (6/10), na Associação Rural de Pelotas, durante a 100ª Expofeira.

Crédito da foto: Divulgação/Minerva Foods
Agronegócio Há 3 semanas

Concurso de Carcaça Angus tem prêmio inédito em insumo para nutrição animal e chega a sete estados até o fim do ano

O concurso reúne produtores de diferentes regiões do país em torno da avaliação de carcaça, um encontro que também serve para medir a evolução da raça na produção de carne de qualidade, da genética ao acabamento das carcaças.

Crédito da foto: Jean Segata
Pelotas / RS Há 4 semanas

Workshop Carne Angus debate oportunidades e perspectivas do mercado premium na Expofeira de Pelotas

A iniciativa integra a programação da 20ª Exposição Nacional de Curral das raças Angus e Ultrablack e ocorre durante a edição centenária da Expofeira de Pelotas, na Associação Rural.