GOVERNO DO ESTADO

Leite apresenta projetos aos chefes de poderes nesta segunda

Governador irá detalhar as mudanças propostas nas carreiras e na previdência.

14/10/2019 08h20Atualizado há 2 meses
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Correio do Povo
144
Governador apresentará detalhes dos projetos que serão encaminhados à Assembleia | Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / CP
Governador apresentará detalhes dos projetos que serão encaminhados à Assembleia | Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / CP

O governador Eduardo Leite (PSDB) receberá na manhã desta segunda-feira os chefes dos poderes estaduais para descrever os projetos que modificam as regras das carreiras públicas e da previdência do funcionalismo. O encontro, que ocorrerá no Salão de Banquetes do Palácio Piratini, a partir das 8h30min, deverá representar mais um ponto de divergência entre os poderes. O primeiro foi relacionado à LDO 2020, que previa o congelamento de despesas e encontra-se em disputa jurídica, com a mediação do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com assessores do governo, a exposição do governador será na mesma linha das realizadas para os dirigentes dos sindicatos de servidores na semana passada. Confirmaram presenças os presidentes da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara (PTB), e do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Duro, além do vice-presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Estilac Xavier.

Entre as mudanças propostas, as que estão relacionadas com regime de Previdência vão impactar os servidores de todos os poderes. Segundo o Executivo, haverá o estabelecimento de idades mínimas para aposentadoria, um novo regime para as alíquotas de contribuição previdenciária, inclusive para os que já estão aposentados, a extinção das incorporações para fins de benefício previdenciário e alterações no regime de gratificações por tempo de serviço.

De acordo com o Orçamento de 2020, elaborado pelo Executivo, as despesas de pessoal e encargos dos demais poderes chegarão em 2020 a R$ 5,7 bilhões. 

Outro movimento importante do governo para ampliar a transparência com servidores, deputados e os chefes dos poderes será a entrega de cartilha explicativa com detalhamentos sobre as propostas. Nela, segundo o Executivo, estarão indicadas as leis e os artigos que serão modificados, além da justificativa para as alterações, com base nos dados fiscais do Estado.

Quer fazer parte do grupo do portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.