O Grêmio anunciou na tarde desta quinta-feira que chegou a um acordo com o Porto, de Portugal, para a venda do atacante Pepê, de 23 anos. O Tricolor acertou a venda por 15 milhões de euros, mas ficará com 12,5% para uma futura venda do atleta. Além disso, o clube português ficará responsável pelo pagamento integral do valor decorrente do mecanismo de solidariedade.
O jogador permanece no Grêmio até o final do mês de junho, apresentando-se ao Porto no início do próximo período de transferências internacionais, em 1º de julho. No último dia 7, a imprensa europeia revelou que Pepê havia assinado um contrato de cinco temporadas com os portugueses e aguardava os detalhes finais da negociação entre os clubes para ter confirmado o acerto, o que ocorreu hoje.
Histórico de Pepê
Eduardo Gabriel Aquino Cossa, o Pepê, foi contratado pelo Grêmio em 2016 para atuar pelas categorias de base junto ao Foz do Iguaçu, do Paraná. Pela qualidade do seu futebol, no ano seguinte passou a treinar no grupo profissional com o técnico Renato Portaluppi.
No dia 28 de maio de 2017, fez a estreia com a camisa do Tricolor na derrota por 4 a 3 para o Sport, na Ilha do Retiro, em jogo válido pela terceira rodada do Brasileirão. O primeiro gol ocorreu na derrota para o Atlético-MG, por 4 a 3, no Mineirão. Com um passe de Jean Pyerre, aos 44, ele deu um belo passe para Pepê, que driblou Victor e marcou o primeiro da sua passagem pelo Grêmio.
Com a camisa tricolor, Pepê fez 136 jogos e marcou 31 gols, segundo números da assessoria de imprensa do Grêmio. Na temporada 2020, até agora, esteve em campo em 54 jogos e marcou 15 gols.
Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!
Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.