Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
51 98419-1295
Política Política

PGR propõe a Daniel Silveira uso de tornozeleira e distância do STF

Deputado federal pelo PSL está preso desde a noite dessa terça por ameaças aos membros da Suprema Corte e defesa do AI-5.

17/02/2021 21h39
211
Por: Redação Acontece no RS Fonte: R7
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Em documento encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) propôs diversas medidas caso o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) deixe a prisão. O parlamentar está detido desde a noite dessa terça-feira por ameaças aos ministros da Suprema Corte e defesa do AI-5.

O documento, assinado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, sugere para que seja determinado o distanciamento de Silveira das instalações do STF, “considerada a sua periculosidade, sinalizada por meio de ameaça dirigida aos ministros em vídeo gravado por ele próprio”.

Diante da “necessidade de garantir a ordem pública e a regularidade da instrução penal”, o vice-PGR determina a expedição de mandado de monitoramento, com o uso de tornolezeira eletrônica.

Recomenda-se também a fixação do piso de valor, “a título de reparação dos danos provocados à administração da Justiça pelos crimes praticados”, assim como requer que sejam juntadas certidões de distribuição de ações e execuções penais e de antecedentes criminais do deputado.

Após ordem expedida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, o parlamentar recebeu voz de prisão, nessa terça-feira, em razão de ataques ao STF e ao Congresso, além de fazer apologia ao AI-5, decisão mais rígida contra as liberdades individuais na ditadura militar. O plenário da Suprema Corte confirmou nesta quarta-feira, por unanimidade, a decisão de Moraes.

A PGR protocolou, às 17h01min desta quarta, a denúncia contra o deputado federal junto ao STF por três crimes (coação no curso de processo e outros dois na Lei de Segurança Nacional).

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.