
Os prefeitos gaúchos seguem mostrando resistência em apoiar o projeto do governo do Estado que prevê investimentos em rodovias da malha federal (BRs). Ao todo, a previsão é de que sejam aplicados R$ 500 milhões do Tesouro na duplicação da BR-116 e BR-290. Entre as 27 associações de prefeituras gaúchas, apenas sete se posicionaram favoráveis até o momento.
Nesta quarta-feira, houve uma reunião entre a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), entidades regionais e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Porém, não houve a adesão esperada. Assim, amanhã ocorre novo encontro no sentido de garantir o apoio dos prefeitos e reduzir as resistências. A expectativa é que o posicionamento da Famurs seja comunicado no fim da tarde.
A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa, mas teve o regime de urgência retirado na sessão do dia 17 de maio, quando entrou na Ordem do Dia para ser votada.
A matéria é uma das principais demandas dos prefeitos da região Metropolitana, e contempla obras, serviços de pavimentação e construção de trevos, por exemplo.
Com o movimento, sem a urgência, a proposta ainda fica sem prazo para retornar ao plenário.
Veja o resultado do encontro desta quarta-feira:
Favorável ao projeto: 7 associações (AMFRO, AMVARP, ASMURC, GRANPAL, AZONASUL e AMCENTRO, AMUFRON)
Contra o projeto: 11 associações (AMCSERRA, AMSERRA, AMVARC, ACOSTADOCE, AMZOP, AMPARA, AMAU, AMUCELEIRO, AMLINORTE, AMPLA, AMVARS)
Indecisos: 3 (AMAJA, AMVAT, AMUPLAM)
Não se manifestaram: 6 (AMASBI, AMESNE, AMM, AMUCSER, AMUNOR e ASSUDOESTE)
> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.