Atingir uma barriga travada e definida é o sonho de muitos. Apesar da genética ser um fator determinante, não tem segredo: o “truque” é ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios regularmente, em especial os que visam fortalecer a região do core. Se as fotos mais recentes do ex-BBB Paulo André te inspiraram a reagir, as dicas do treinador físico Lucas Americano são para você!
O treino é curto e pode ser feito em qualquer lugar. São três séries de cada exercício. Cada uma deve ter de 12 a 20 repetições. Um colchão de yoga ou uma toalha grossa podem te ajudar a deitar de forma mais confortável no chão.
Deitado de barriga pra cima, tente elevar o tronco todo, simultaneamente com os pés, buscando tocar na ponta dos dedos umas nas outras.
Se não conseguir fazer o exercício plenamente, já que tende a ser mais difícil, aposte na segunda opção. No abdominal remador, você irá tentar abraçar suas pernas de forma explosiva, trazendo o joelho em direção ao peito, ao mesmo tempo que sobe o seu tronco.
A ideia é sustentar o peso do seu corpo, mantendo a ativação do abdômen durante todo o exercício. O tempo pode variar entre séries de 20 segundos até um minuto em cada variação.
- Prancha baixa: deite de barriga para baixo, apoie os antebraços no chão, mantenha sua cabeça alinhada com olhar voltado para baixo, tire o seu quadril do chão e sustente essa posição, focando em fazer uma contração com o abdômen, como se empurrasse o umbigo para dentro e para cima.
Prancha alta: é parecida com a prancha baixa mas, ao invés de ficar com os cotovelos no chão, sustente o seu peso com os braços esticados e as mãos no solo.
– Prancha lateral: tem exatamente os mesmo princípios da prancha baixa, com cotovelo no chão, porém o seu corpo estará de lado e seu objetivo é manter o seu quadril alto, com bumbum e abdômen bem contraídos. É preciso fazer para os dois lados.
Deite de barriga para cima, com a lombar pressionada contra o chão e os joelhos dobrados em 90º. Coloque as mãos na cabeça, tire levemente o tronco do chão e comece o movimento: mova a perna como se estivesse pedalando uma bicicleta.
Lucas Americano reforça a importância de ter uma dieta adequada e, é claro, o acompanhamento de um nutricionista.
“O primeiro ponto é saber que a alimentação equilibrada e saudável é o principal pilar para conquistar um abdômen definido. Os exercícios podem fortalecer os músculos, mas ainda assim eles podem estar ‘escondidos embaixo da gordura’”, explica.