Quinta, 19 de Maio de 2022
TV e Famosos Pantanal

Jove supera trauma e José Leôncio descobre morte de Tião

Ao receber um impulso do Velho do Rio, o jovem irá superar o medo de cavalgar; Zé recebe a notícia do falecimento por Quim

14/05/2022 às 18h09
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Foto Divulgação
Foto Divulgação

No episódio de Pantanal desta sexta-feira (13/5), Jove irá retornar ao Pantanal, após viagem pelo Rio de Janeiro, com os mesmos dilemas existenciais de antes, mas disposto a mudar. Já na próxima segunda-feira (16/5), Quim (Renato Teixeira) vai comunicar a José Leôncio sobre a morte de Tião (Fábio Neppo).

Na tapera, ao lado de Juma (Alanis Guillen), Jove está cabisbaixo e ela pergunta se o amado está assim por não ter coragem de montar no cavalo. Jove nega e diz que lamenta por não ser nem um peão, nem um doutor, nem mesmo um fotógrafo, e que só não volta ao Rio de Janeiro porque quer ficar com ela.

Mais tarde, motivado pela conversa com Juma, o jovem vai enfrentar o seu medo. Ele procura as selas e tralhas do arreio para montar no tapera. Sozinho com o cavalo e se perguntando como fazer aquilo, ele é interrompido com a chegada do Velho do Rio (Osmar Prado), que o confunde ao chamar-lhe de neto.

Jove o questiona e o Velho desconversa, mas o namorado de Juma fica com a pulga atrás da orelha. Os dois conversam sobre o medo que o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) tem de cavalo e o Velho diz a ele que estava lá quando Jove era bebê e conta que viu toda a cena e que seu pai não estava lhe fazendo mal nenhum.

O personagem de Osmar Prado, então, finaliza dizendo que foi ele mesmo, o Velho do Rio, quem o abençoou e incentiva, novamente, Jove, que vai perdendo o medo aos poucos, consegue montar e cavalga até a fazenda, surpreendendo a todos, inclusive seu pai, José Leôncio, e Juma, que estão por ali.

Em cenas que vão ao ar a partir de segunda-feira, Quim (Renato Teixeira) comunica a José Leôncio sobre a morte de Tião (Fábio Neppo). Em seguida, é Quim mesmo quem falece, por não suportar a ausência do amigo. Convidado para uma participação especial, quem gravou a cena foi o músico Renato Teixeira, pai de Chico Teixeira, que interpretou Quim na primeira fase da novela.

“Fui pego de surpresa com esse convite para fazer o Quim mais velho. Eu sempre me envolvi muito com temas de novela, com trilhas, até já escrevi novela com Jayme Monjardim; já participei de dois filmes, mas sem texto (risos). Fui bem inseguro para gravar Pantanal, mas feliz. Tive uma dificuldade de decorar texto. Nas músicas eu consigo cantá-las, mas se tiver que declamar as letras, já fica difícil. Mas foi uma experiência inesquecível, foi um momento único. Eu me sinto recompensado”, pontua Renato.

Maria Bruaca (Isabel Teixeira) é surpreendida na cama, quando Tenório (Murilo Benício), dormindo, a chama de Zuleica. No dia seguinte, ela o questiona e, para irritação de Guta (Julia Dalavia), ele consegue enrolar Maria, inventando uma história qualquer. Mas não por muito tempo. Maria Bruaca escuta Guta e Tenório conversando sobre a segunda família do empresário, e ouve diversas ofensas à sua pessoa vindas do marido. Toda essa situação deixa Maria Bruaca sem chão.