Domingo, 07 de Março de 2021
51 98419-1295
Saúde Coronavírus

Aviões e helicópteros fazem transporte da vacina de Oxford ao interior do Rio Grande do Sul

Estado recebeu cerca de 116 mil doses, que serão encaminhadas às regionais de saúde.

25/01/2021 10h22
211
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Foto: Robson Alves/Brigada Militar
Foto: Robson Alves/Brigada Militar

A primeira remessa das vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pela farmacêutica Astrazeneca, em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começou a ser enviada ao interior do Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (25). O plano logístico, que prevê o escoamento de 116 mil doses até o fim do dia, conta com o apoio de aviões, helicópteros e caminhões.

As ampolas estão sob os cuidados da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, desde o domingo (24). Quatro das 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) buscam as doses de carro: Cachoeira do Sul (8ª CRS), Santa Cruz do Sul (13ª CRS), Lajeado (16ª CRS) e Osório (18ª CRS). A Secretaria Municipal de Porto Alegre (SMS) também faz a retirada utilizando veículos.

Logística aérea

O restante da carga é distribuída com o auxílio das aeronaves da Brigada Militar e Polícia Civil. A primeira decolagem, de um avião da BM, aconteceu às 9h30. Na primeira parada, em Erechim, são entregues as doses da 11ª CRS, localizada no próprio município, e da 6ª CRS, de Passo Fundo. A segunda, em Santo Ângelo, permite o repasse para Cruz Alta (9ª CRS), Santo Ângelo (12ª CRS), Santa Rosa (14ª CRS) e Ijuí (17ª CRS).

Por fim, o mesmo voo chega a Palmeira das Missões com as doses da cidade, onde fica a 15ª CRS, e de Frederico Westphalen (2ª CRS). Enquanto isso, as vacinas que serão aplicadas na Serra são enviadas a Caxias do Sul (5ª CRS) em um helicóptero da PC. À tarde, o mesmo equipamento será utilizado para o deslocamento até Santa Maria, onde fica a 4ª CRS. As doses de Alegrete (10ª CRS) serão desembarcadas em conjunto.

No mesmo horário, o avião da BM fará pousos em Pelotas (3ª CRS) e Bagé (7ª CRS). A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos por volta das 15h, quando deve começar a distribuição aos municípios por parte das Coordenadorias Regionais de Saúde. Segundo o Governo do Rio Grande do Sul, a remessa será direcionada aos trabalhadores da saúde, priorizando aqueles que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

RS tem pouco mais de 450 mil doses disponíveis

A vacina de Astrazeneca/Oxford é a segunda fórmula contra a Covid-19 liberada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância de Sanitária (Anvisa). Somadas às 341,8 mil unidades da CoronaVac recebidas segunda-feira passada (18), já são cerca de 457 mil doses encaminhadas ao Rio Grande do Sul.

Ambas têm esquema de duas doses para completar a imunização. A CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biontech, deve ter a segunda dose quatro semanas após a primeira. Por isso, metade do lote (170,8 mil doses) ainda está sob o controle do Palácio Piratini.

A vacina da Oxford/AstraZeneca, que tem no Brasil acordo com a Fiocruz, tem a segunda dose prevista para 12 semanas após a primeira. Pelo prazo maior entre as doses, terá todo a quantidade recebida já distribuída para uso. Até chegar o momento da segunda dose dos vacinados, um novo lote já deve estar disponível pelo Ministério da Saúde.

Doses por região

Coordenadoria Regional de Saúde Cidade-sede Doses
1ª CRS Porto Alegre 21 mil
2ª CRS Frederico Westphalen 1,5 mil
3ª CRS Pelotas 9,5 mil
4ª CRS Santa Maria 7 mil
5ª CRS Caxias do Sul 11 mil
6ª CRS Passo Fundo 6,5 mil
7ª CRS Bagé 1,5 mil
8ª CRS Cachoeira do Sul 2 mil
9ª CRS Cruz Alta 1,5 mil
10ª CRS Alegrete 3,2 mil
11ª CRS Erechim 2 mil
12ª CRS Santo Ângelo 2,7 mil
13ª CRS Santa Cruz do Sul 3,2 mil
14ª CRS Santa Rosa 2 mil
15ª CRS Palmeira das Missões 1,3 mil
16ª CRS Lajeado 2,7 mil
17ª CRS Ijuí 2,2 mil
18ª CRS Osório 3,2 mil
Sec. de Saúde de Porto Alegre Porto Alegre 32 mil
TOTAL   116 mil

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.